CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ALUNOS SOBRE O TEMA ENERGIA ATRELADO A TRÍADE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Heloiza Salvador, Caroline Dorada Pereira Portela

Resumo


Os estudos acerca da tríade Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) vêm ganhando espaço no meio científico escolar, sendo assim, essa abordagem viabiliza um ensino-aprendizagem interdisciplinar, propiciando que os estudantes tenham uma visão crítica e social dos temas científicos e tecnológicos. Nesse sentido, a energia está relacionada com diversos aspectos relevantes da sociedade e dessa forma recebe um destaque no ensino de ciências e suas tecnologias. Assim, esta pesquisa tem por objetivo estudar e compreender as concepções prévias apresentadas por alunos do ensino médio acerca da tríade CTS e como eles a relacionam com assuntos presentes em seu cotidiano, mais especificamente sobre a temática energia. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa com aplicação de um questionário aberto para uma turma do primeiro ano do ensino médio. A partir da análise de conteúdo de Bardin (2008), as respostas dos alunos foram classificadas em categorias com embasamento teórico nas obras de Bazzo et al (2003) e Bucussi (2007). Ao final, concluiu-se que a abordagem CTS é pouco presente na escola e que os alunos não conseguem relacioná-la com temas cotidianos mantendo uma linha de raciocínio condizente

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i1.2249

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2179-426X

Principais Indexadores e Banco de Dados 

   4fscprrsdbplgx1korycxmt8hz22jwbgfztn2wy3tm8yqmxkqtam7cpmcsaml9ttq_400      base_sumarios-org_696      logo-oei_400      latindex_376 diadorimq_600

 

Licença Creative Commons
A REnCiMa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional