Conjunto de atividades didáticas de Mecânica baseadas em Resolução de Problemas e simulações computacionais

Palavras-chave: Ensino de Física, Ambiente de Computação Numérica, Atividades Didáticas, Resolução de Problemas, Simulação Computacional

Resumo

Neste artigo, apresentamos um conjunto de atividades didáticas (AD) de Mecânica, baseadas em Resolução de Problemas (RP) e simulações computacionais (SC). Esse conjunto de AD tem como objetivo abordar os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais de forma integrada, através da estratégia de Resolução de Problemas proposta por Pozo. Ainda, com o auxílio de simulações computacionais, as atividades buscam munir os estudantes de habilidades e competências em um Ambiente de Computação Numérica (ACN). A análise dos resultados obtidos pela implantação das AD em uma turma de alunos ingressantes de um curso de Meteorologia de uma Universidade Pública, mostrou que a estratégia de RP em Física ainda é uma importante ferramenta de ensino e que a articulação entre essa e o uso de SC, potencializaram o desenvolvimento de competências e habilidades associadas aos conteúdos conceituais e procedimentais, assim como em um ACN, de modo que os principais objetivos puderam ser alcançados, tendo ainda, a partir da análise, potencial para ser generalizada para outras realidades escolares.

Referências

ARAUJO, I. S.; VEIT, E. Uma revisão da literatura sobre estudos relativos a tecnologias computacionais no ensino de Física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 3, p. 5-18, 2004.

CARDOZO, D.; POSSAMAI, J. P. Resolver e Investigar: Possibilidades para o Ensino de Funções Exponenciais. REnCiMa – Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, p. 164-183, 2019.

CLEMENT, L. Resolução de problemas e o ensino de procedimentos e atitudes em aulas de Física. 2004. 150f. Dissertação (PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004.

CLEMENT, L; TERRAZZAN, E.A. Atividades Didáticas de Resolução de Problemas e o Ensino de Conteúdos Procedimentais. Revista Eletrônica de Investigação no ensino de Ciências, v. 6, n. 1, p. 97-101, 2011.

COSTA, M. Simulações Computacionais no Ensino de Física: Revisão Sistemática de Publicações da Área de Ensino, Anais do XIII EDUCERE, Curitiba – PR, p. 7531- 7544, 2017.

FIOLHAIS, C.; TRINDADE, J. Física no Computador: O Computador como uma Ferramenta no Ensino e na Aprendizagem das Ciências Físicas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 3, p. 259-272, 2003.

MACÊDO, J. A.; Dickman, A. G.; ANDRADE, I. S. F. Simulações Computacionais Como Ferramentas para o Ensino de Conceitos Básicos de Eletricidade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. Especial 1, p. 562-613, 2012.

MEDEIROS, A.; MEDEIROS, C. F. Possibilidades de limitações das simulações computacionais no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 24, n. 2, p. 77–86, 2002.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo construído de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí, Brasil: Editora Unijuí, 2011.

MOTA, R.; SCOTT; D. Educando para a inovação e aprendizagem independente. Elsevier Editora LTDA, Rio de Janeiro, 2014.

PEDROSO, L. S.; ARAÚJO, M. S. T. Simulações Interativas no Ensino de Conceitos de Eletromagnetismo. REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Ano 8, n. 14, p. 51-71, 2013.

PEDUZZI, L. O. Q. Sobre a resolução de problemas no Ensino da Física. Caderno Catarinense de Ensino de Física. v. 14, n. 3, p. 229-253, 1997.

POZO, J. I (Org.). A solução de problemas: aprender a resolver problemas, resolver problemas para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.

PROENÇA, M. C. O Conceito e a Resolução de Problemas de Fração: Análise da Aprendizagem de Atitudes Positivas de Estudantes Concluintes de Curso de Pedagogia. REnCiMa – Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 5, p. 153-168, 2018.

RODRIGUES, P. A. A.; JUNIOR, K. S.; SCHLUNZEN, E. T. M.; RODRIGUES, M; I. R. Banco Internacional de Objetos Educacionais: Repositório Digital para o uso da Informática na Educação. Revista Brasileira de Informática na Educação. v. 20, n. 1, p. 11-120, 2012.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998.

Publicado
2020-08-08
Como Citar
PASTORIO, D. P.; VIDMAR, M. P.; ALVES, J.; CENTENARO, F. J. Conjunto de atividades didáticas de Mecânica baseadas em Resolução de Problemas e simulações computacionais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 5, p. 71-93, 8 ago. 2020.