Um panorama das pesquisas sobre divulgação científica em periódicos da área de ensino

Palavras-chave: Divulgação Científica, Comunicação Científica, Ensino de Ciências

Resumo

Este trabalho aborda a análise da produção de artigos envolvendo o tema de divulgação científica em periódicos de ensino de ciências nos últimos dez anos. Adotou-se a perspectiva de que esse gênero é uma terceira cultura e um discurso próprio, pois possui uma linguagem particular. O presente trabalho tem como motivação a busca de demandas de pesquisas sobre divulgação científica com o intuito de nortear o problema de pesquisa de uma dissertação de mestrado. Assim, surge a nossa questão de pesquisa: Qual é o estado da arte das pesquisas sobre análise e construção de materiais didáticos com o tema divulgação científica nos últimos dez anos no Brasil? Para responder essa pergunta utilizamos a metodologia de pesquisa documental tipo síntese e propomos as seguintes questões a serem respondidas: quais os referenciais teóricos utilizados? Quais as metodologias utilizadas na análise e construção dos materiais de divulgação científica? Quais os temas científicos utilizados nessas análises e construções? Foram analisados 11 periódicos e coletados 52 artigos. Estes artigos foram categorizados segundo a sua disciplina, finalidade e referenciais teóricos. Por meio das análises destes trabalhos procurou-se responder as questões propostas. Concluiu-se que se trata de um campo que tem grandes potencialidades para alfabetização e educação científica, mas pouca atenção tem sido dada a qualidade dos materiais que são produzidos, as análises e construções envolvendo aspectos historiográficos e epistemológicos, ao feedback dos leitores e a construção de novos materiais por docentes e discentes. Isto revela um campo ainda a ser explorado pelos pesquisadores em divulgação científica e de educação em ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAGDONAS, A. SILVA, C. C. Controvérsias sobre a Natureza da Ciência na educação científica. p. 213 - 223. In: SILVA, C. C, PRESTES, M. E. B. (org). Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas. São Carlos: Tipographia, 2013.

BAGDONAS, A. ZANETIC, J. GURGEL, I. Críticas à visão consensual da Natureza da Ciência e a ausência de controvérsias na educação científica: o que é ciência, afinal? XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, pp. 1-9, 2012.

BAGDONAS, A. ZANETIC, J. GURGEL, I. Controvérsias sobre a Natureza da Ciência como enfoque curricular para o ensino da física: o ensino de história da cosmologia por meio de um jogo didático. Revista Brasileira de História da Ciência. v. 7. pp. 242, 2014.

BAUER, H. H. Scientifc literacy and the mith of scientic method. Chicago: Univ. Illinoys Press, 1994.

BELTRAN, M. H. R.; SAITO, F.; TRINDADE, L. S. P. História da ciência para formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2014.

BOSS, S. L. B.; CALUZI, J. J. ASSIS, A. K. T.; SOUZA FILHO, M. P. A utilização de

traduções de fontes primárias na formação inicial de professores: breves considerações sobre dificuldades de leitura e entendimento. p. 20 – 38. In: GATTI, S.

R. T. NARDI, R. (org). A História e a Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências: a pesquisa e suas contribuições para a prática pedagógica em sala de aula. São Paulo: Escrituras, 2016.

BRASIL. PNLD, Ministério da Educação, 2018.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002a.

BRASIL. Orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002b.

CHERRY, C. A Comunicação Humana. 2ed., São Paulo: Cultrix, 1968. EPSTEIN, I. Divulgação científica: 96 verbetes. São Paulo: Pontes, 2002.

GIL-PÉREZ, D. FERNANDÉZ MOTORO, I. CARRASCOSA ALÍS, J. CACHAPUZ, A.

PRAIA, J. Para uma imagem não-deformada do trabalho científico. Ciência & Educação,7(2): 125-153, 2001.

GLEISER, M. A dança do universo: dos mitos de criação ao big-bang. 2.ed., São Paulo: Companhia das Letras (Editora Schwarcz), 1997

KRAGH, H. Introdução à historiografia da ciência. Porto: Porto Editora, 2001. LANGER, R. BECKMAN, S. C. Sensitive research topics: netnography revisited.

Qualitative Market Research: An International Journal; v. 8, n. 2; pp. 189 – 203, 2005.

LOPES, J. L. Prefácio. In: COSTA, A. M. Introdução à teoria da relatividade. 2.ed., Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995.

LIMA, J. R. B. R. O uso das redes sociais por Donald Trump: estudo sobre o seu uso para assuntos institucionais. In: Congresso Internacional de Ciberjornalismo, 2017, Campo Grande. CIBERJOR 8. Campo Grande: UFMS, 2017.

MARANDINO, M. et al. A educação não-formal e a divulgação científica: o que pensa quem faz? In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências - ENPEC, 4, 2004, Bauru. Atas... Bauru, 2004.

MARTINS, R. A. Como distorcer a física: considerações sobre um exemplo de divulgação científica 1 - Física clássica. Caderno Catarinense de Ensino de Física. v. 15, n. 3: pp. 243-264, dez., 1998 (a).

MARTINS, R. A. Como distorcer a física: considerações sobre um exemplo de divulgação científica 2 - Física moderna. Caderno Catarinense de Ensino de Física. v. 15, n. 3: pp. 265-300, dez., 1998 (b).

MARTINS, R. A. Como Não Escrever Sobre História da Física - Um Manifesto Historiográfico. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 23, no. 1: pp.113-218, mar., 2001

MARTINS, R. A. Introdução. A história das ciências e seus usos na educação. pp. xxi- xxxiv, in: SILVA, Cibelle Celestino (ed.). Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006.

MCCOMAS, W. F. Ten myths of science: Reexamining what we think we know. School Science & Mathematics, v. 96, pp. 10-16.

MCCOMAS, W. F.; ALMAZROA, H.; CLOUGH, M. P. The nature of Science in Science education: An introduction. Science & Education, v. 7, n. 6, p. 511-532, 1998.

MOURA, B. A. O que é Natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 1, pp. 32-46, 2014.

NACIMENTO, T. G. Leituras de divulgação científica na formação inicial de professores de ciências. Tese de doutorado. Florianópolis: UFSC, 2008.

NACIMENTO, T. G. REZENDE JUNIOR, M. F. A Produção sobre Divulgação Científica na Área de Educação em Ciências: Referenciais Teóricos e Principais Temáticas. Investigações em Ensino de Ciências. v. 15, n. 1: pp. 97-120, 2010.

ROSA, P. R. S. Uma introdução à pesquisa qualitativa em Ensino. Campo Grande: Editora da UFMS, 2015

SNOW, C. P. As Duas Culturas e uma Segunda Leitura. São Paulo: Edusp, 1995

Publicado
2020-07-22
Como Citar
NUNES, R. C.; QUEIRÓS, W. P. DE. Um panorama das pesquisas sobre divulgação científica em periódicos da área de ensino. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 4, p. 333-347, 22 jul. 2020.
Seção
Artigos Gerais