Relações entre a teoria da transposição didática e as analogias no Ensino de Ciências

Palavras-chave: Ensino com analogias, Saber acadêmico, Saber escolar, Linguagem

Resumo

A teoria da Transposição Didática (TD) trata da conversão de saberes para serem ensinados no contexto escolar. Na sala de aula, o professor frequentemente recorre às analogias para facilitar a aprendizagem desses saberes. O presente artigo é um ensaio teórico em que se busca uma integração entre a teoria da TD proposta por Chevallard e as pesquisas sobre o uso de analogias no ensino de Ciências. Essa integração permite compreender como que as analogias funcionam como elemento que desenvolve o processo de TD em sala de aula e também como a TD se desenvolve, a partir de um recurso didático como são as analogias. No processo de TD, o tempo é um fator determinante para o professor usar uma analogia, mas sua efetividade ocorre mediante o planejamento. Tanto os saberes quanto as analogias históricas têm o seu contexto histórico omitido. Esta omissão se legitima nos livros didáticos e influencia o modo de agir do professor. Apesar da TD e o uso de analogias serem vistos como processos naturais, é preciso reconhecer o seu papel pedagógico para a aprendizagem das Ciências. Isso ocorre quando os professores refletem sobre o saber e sobre as analogias que utilizam.

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Biografia do Autor

Hederson Aparecido de Almeida, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru, São Paulo, Brasil
Faculdade de CiênciasPós-Graduação em Educação para a Ciência
Álvaro Lorencini Júnior, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Centro de Ciêcias BiológicasDepartamento de Biologia Geral 

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Publicado
2020-10-18
Como Citar
ALMEIDA, H.; LORENCINI JÚNIOR, ÁLVARO. Relações entre a teoria da transposição didática e as analogias no Ensino de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 6, p. 644-662, 18 out. 2020.
Seção
Artigos Gerais