MODELO GEOMÉTRICO DE VAN HIELE: ESTADO DA ARTE NOS ENCONTROS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM)

Graciely Franco, Marcelo de Oliveira Dias

Resumo


O artigo visa apresentar resultados de um mapeamento dos trabalhos que discorrem sobre o Modelo de Van Hiele, divulgados nos Encontros Nacionais de Educação Matemática realizados neste início século XXI, por ser, este, um dos eventos mais importantes na área e, pela ampla adoção ao modelo desde a década de 80, além de ser, até hoje, o modelo cognitivo mais aceito para pesquisas em Geometria.  Serão relatadas análises sobre abordagens das pesquisas sobre o modelo, o contexto em que ele está inserido, as similaridades e especificidades entre os trabalhos e verificar o estado da arte, buscando evidenciar lacunas existentes na teoria como, a descoberta de um nível inferior ao primeiro e involução não prevista nos níveis de raciocínio, para discussões em pesquisas futuras visando o aperfeiçoamento sobre a adoção e estrutura do mesmo.


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DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i1.2209

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ISSN 2179-426X

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