PADRÕES E O TRABALHO COM SEQUÊNCIAS RECURSIVAS: UMA ABORDAGEM NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO

Ronaldo Theodorovski, Fabiane Oliveira

Resumo


Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar propostas pedagógicas para o ensino da álgebra tendo em vista promover o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos. Para tanto foi realizado um levantamento bibliográfico buscando trabalhos que demonstram que tal objetivo pode ser alcançado por meio de um ensino que prioriza o reconhecimento e a generalização de padrões matemáticos. Para contemplar o Ensino Médio, demos destaque às sequências definidas recursivamente, que se revelam como um bom ponto de partida para a generalização de padrões. Além disso, com o estudo de recorrências matemática, é possível propor uma abordagem alternativa para o ensino de progressões. Buscando trabalhar com regularidades numéricas para descrever e generalizar relações, sugerimos a utilização das questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), como proposta metodológica no ensino da álgebra. 

 

Palavras-chave: pensamento algébrico, padrões, sequências recursivas, OBMEP.


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DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i1.2202

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ISSN 2179-426X

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