IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO – CAMPUS SÃO ROQUE (SP).

Márcio Pereira, Iohana Barbosa Pereira, Frank Viana Carvalho

Resumo


O programa PIBID, financiado pela Capes, foi desenvolvido na EMEF Barão de Piratininga e EMEF Tetsu Chinone (em parceria com o IFSP, campus São Roque) de julho de 2011 a março de 2018, tendo como público-alvo os alunos de 6° a 9° anos do ensino fundamental. Com o objetivo de conhecer a importância do programa para a formação dos ex-bolsistas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP (Campus São Roque), questões foram enviadas via correio eletrônico e preenchidas na plataforma online (formulários). Trinta e oito ex-bolsistas responderam às perguntas. Desses, vinte e quatro já conheciam o programa antes de participarem dele. Vinte e duas pessoas relataram que a bolsa foi muito importante para que se mantivessem na licenciatura. Em 94,7% dos casos, os entrevistados consideraram a experiência extremamente relevante para a sua formação docente e para uma melhor compreensão do processo de ensino-aprendizagem. Vinte e quatro ex-bolsistas afirmaram querer seguir caminho na carreira docente, sendo que quinze deles consideraram o PIBID muito importante na decisão de continuar nessa área. Os resultados permitem concluir a grande influência que o PIBID teve na manutenção dos estudantes da licenciatura, em sua formação profissional, e decisão de prosseguir na carreira docente.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v10i6.2154

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2179-426X

Principais Indexadores e Banco de Dados 

   4fscprrsdbplgx1korycxmt8hz22jwbgfztn2wy3tm8yqmxkqtam7cpmcsaml9ttq_400      base_sumarios-org_696      logo-oei_400      latindex_376 diadorimq_600

 

Licença Creative Commons
A REnCiMa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional