ANÁLISE E INTERVENÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAZEM DE CÔNICAS E SUAS APLICAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO

Evando Santos Araújo, Adriano Victor Lopes da Silva, Waldiclecyo Souza Silva

Resumo


As cônicas são formas geométricas que recebem bastante atenção devido às inúmeras aplicações tecnológicas de suas propriedades em diversas áreas do conhecimento, o que destaca a busca pela melhoria do ensino-aprendizagem desse tema de matemática no ensino básico. Neste trabalho foi proposto um estudo de caso investigativo relativo ao ensino-aprendizagem de cônicas e suas aplicações. Analisou-se a evolução da habilidade dos alunos em tópicos essenciais do conteúdo após minicurso com o uso de sinucas cônicas e construções geométricas com régua e compasso, em comparação com o aprendizado obtido através do ensino habitual oferecido pela escola campo de estudo. Os dados foram coletados através de questionários, analisados e interpretados segundo o modelo de Rasch dicotômico e técnicas de estatística descritiva e inferencial, levando em consideração o balanço entre a dificuldade dos itens e a habilidade dos alunos com o tema. A aplicação do modelo permitiu o diagnóstico das dificuldades de forma direcionada e confirmou que as ações complementares às aulas usuais ajudaram a diminuir a hierarquia de dificuldade dos itens, apontando uma evolução significativa na proficiência dos alunos, com consequente aumento da probabilidade de sucesso na grande maioria dos tópicos analisados.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Seções Cônicas, Materiais Manipuláveis, Metodologias Alternativas, Modelo de Rasch.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v10i6.2109

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2179-426X

Principais Indexadores e Banco de Dados 

   4fscprrsdbplgx1korycxmt8hz22jwbgfztn2wy3tm8yqmxkqtam7cpmcsaml9ttq_400      base_sumarios-org_696      logo-oei_400      latindex_376 diadorimq_600

 

Licença Creative Commons
A REnCiMa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional