Tarefas Exploratório-investigativas e a construção de conhecimentos sobre figuras geométricas espaciais

Palavras-chave: Educação Matemática, Ensino de Geometria, Tarefas Exploratório-Investigativas, Figuras Geométricas Espaciais

Resumo

O ensino e a aprendizagem de Geometria têm se mostrado como temas de grande interesse, tanto da comunidade de pesquisadores em Educação Matemática quanto de professores de Matemática. Atualmente, uma das possíveis abordagens recomendadas para o ensino de Geometria é a utilização de explorações e investigações em sala de aula. Assim, este trabalho tem como objetivo principal compreender como uma proposta de ensino orientada pela realização de explorações e investigações pode contribuir para a aprendizagem de figuras geométricas espaciais. Foi realizado um trabalho de campo com estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de São José dos Campos, estado de São Paulo. O pesquisador, que também era o professor desses estudantes, propôs a realização de uma sequência de tarefas exploratório-investigativas sobre figuras geométricas espaciais. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa na qual foram analisados, por procedimentos da Análise Textual Discursiva, os diálogos dos alunos e as resoluções escritas que construíram para as tarefas. Considerando o que se mostrou nos dados da pesquisa, chegou-se à construção de duas categorias de análise: “aspectos relacionados diretamente ao conteúdo geométrico” e “procedimentos adotados pelos alunos nos momentos de exploração e investigação”. A interpretação dessas categorias revelou que as tarefas propostas possibilitaram, além da aprendizagem de conteúdos específicos relativos à Geometria escolar, a emergência de diversas estratégias de resolução e o desenvolvimento de habilidades relacionadas aos processos de argumentação e comunicação matemática. Palavras-chave: Educação Matemática, Ensino de Geometria, Tarefas Exploratório-Investigativas, Figuras Geométricas Espaciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-12-19
Como Citar
VIEIRA, G.; ALLEVATO, N. S. G. Tarefas Exploratório-investigativas e a construção de conhecimentos sobre figuras geométricas espaciais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 6, p. 62, 19 dez. 2018.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##