Proposição e validação de um modelo de Educação a Distância (EAD) para o Ensino Superior em Angola

  • Gilberto de Almeida Meireles Patrocínio Universidade Cruzeiro do Sul
  • Laura Marisa Calejon Universidade Cruzeiro do Sul
Palavras-chave: Características socioculturais de Angola, Educação a Distância, Modelos de Educação a Distância, Enfoque Histórico-Cultural

Resumo

Em Angola, na contemporaneidade, existe uma disposição e necessidade de se ampliar o acesso ao Ensino Superior, já que, somente 2,8% dos alunos (18 a 24 anos) ingressam nesta modalidade de ensino. Para além da inexistência de um sistema formal de Educação a Distância (EAD), não existe regulamentação para a EAD, fator que torna inviável a implantação dessa modalidade no país. Nessa vertente, a EAD torna-se um elemento essencial e aliada a uma proposta de inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para conquista de um futuro onde a Ciência e a Tecnologia se aplicam em benefício de uma sociedade. Esta pesquisa versa sobre a proposição e validação de um Modelo de EAD para o Ensino Superior em Angola. A validação de algumas das variáveis do referido modelo ocorreu com a oferta de um curso de formação na modalidade a distância no Instituto Superior de Tecnologias de Informação (ISUTIC) para formar formadores em elaboração de material didático e estudar os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Dentre os instrumentos e métodos para dar respaldo a esse trabalho, privilegiou-se Abordagem Sistêmica da EAD, a Revisão Sistemática da Literatura dos modelos de EAD, as Características Socioculturais de Angola, o Enfoque histórico-cultural, a metodologia qualitativa do tipo Pesquisa-Ação e a Análise Ideográfica com a Triangulação de Dados para a análise dos dados. Os resultados da pesquisa apontaram que o modelo de EAD proposto é adequado à realidade de Angola, podendo assim contribuir na democratização do acesso ao Ensino Superior e na massificação do acesso às Tecnologias de informação e Comunicação. Palavras-chave: Características socioculturais de Angola, Educação a Distância, Modelos de Educação a Distância, Enfoque Histórico-Cultural.  

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-12-19
Como Citar
PATROCÍNIO, G. DE A. M.; CALEJON, L. M. Proposição e validação de um modelo de Educação a Distância (EAD) para o Ensino Superior em Angola. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 6, p. 60, 19 dez. 2018.