Ensino-Aprendizagem-Avaliação de proporcionalidade através da Resolução de Problemas: uma experiência na formação inicial de (futuros) professores de Matemática

Palavras-chave: Educação Matemática, Formação Inicial de Professores, Proporcionalidade, Resolução de Problemas

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo investigar como (futuros) professores de Matemática, em formação inicial, exploram o conceito de proporcionalidade através da resolução de problemas. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada com estudantes de uma universidade pública do Estado do Maranhão. Os instrumentos metodológicos utilizados na pesquisa de campo foram questionários, observação participante, análise documental e entrevistas, além dos problemas propostos aos licenciandos. A metodologia de ensino utilizada durante a aplicação das atividades foi a de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através da resolução de problemas. Durante nossas observações, percebemos que essa metodologia ajudou os (futuros) professores, participantes da pesquisa, a saírem do estado de “mecanicistas” (ouvintes) para posição de questionadores, investigativos e participativos, passando a ser co-construtores de seus próprios conhecimentos. Além disso, a pesquisa revelou que eles tinham lacunas de conhecimentos com relação ao conteúdo estudado (proporcionalidade) e às conexões desse conteúdo com outros ramos da Matemática. Eles também tinham dúvidas em relação a “quando” e “como” deveriam ensinar esse conteúdo. No entanto, no decorrer das atividades, ao vivenciaram a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através da resolução de problemas, os licenciandos foram mobilizando novas estratégias de resolução aos problemas propostos, empregando tanto o pensamento quantitativo (que envolve algoritmos numéricos) quanto o qualitativo (que analisa e explica as estratégias utilizadas na resolução). Assim, também puderam refletir sobre “quando” e “como” ensinar proporcionalidade aos seus (futuros) alunos. Palavras-chave: Educação Matemática; Formação Inicial de Professores; Proporcionalidade; Resolução de Problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-12-19
Como Citar
COSTA, M. DOS S.; ALLEVATO, N. S. G. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de proporcionalidade através da Resolução de Problemas: uma experiência na formação inicial de (futuros) professores de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 6, p. 47, 19 dez. 2018.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##