Reflexões sobre a importância da Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: A experiência do Programa da Universidade Luterana do Brasil

  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald Universidade Luterana do Brasil
Palavras-chave: Pós-Graduação, Área de Ensino, Ensino de Ciências e Matemática, Ambiente Virtual de Aprendizagem

Resumo

Apresenta-se neste artigo a Área de Ensino de Ciências e Matemática e seus principais focos de pesquisa, bem como, os princípios que regem o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e matemática (PPGECIM) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)/Canoas. Apresenta-se, também, como um dos destaques de inovação que marcam a pesquisa desenvolvida no PPGECIM o Ambiente Virtual de aprendizagem (AVA) que o grupo de professores desenvolveu para suporte à pesquisa, tanto dos grupos de pesquisa quanto das dissertações e teses desenvolvidas no Programa. Palavras-chave: Pós-Graduação, Área de Ensino, Ensino de Ciências e Matemática, Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO-JORGE, Tânia Cremoni de; FONSECA, Giselle Rôças de Souza. Documento de Área 2013. CAPES. Acesso em 24. De outubro de 2018, http://www.avaliacaotrienal2013.capes.gov.br/documento-de-area-e-comissao.

BAIRRAL, M. A. Discurso, Interação e Aprendizagem Matemática em ambientes virtuais a distância. Rio de Janeiro: EDUR, 2007.

COSTA, D. R. Métodos Estatísticos em Testes Adaptativos Informatizados, 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

DANTAS, Flávio. Responsabilidade social e pós-graduação no Brasil: ideias para (avali)ação. R B P G, v. 1, n. 2, p. 160-172, nov. 2004.

GROENWALD, Claudia Lisete O.; RUIZ, Lorenzo M. Formação de Professores de Matemática: uma proposta de ensino com novas tecnologias. Acta Scientiae, v. 8, n. 2, 2006.

GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira e HOMA, Agostinho Iaqchan Ryoiti. Ambiente Virtual de Aprendizagem do Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Acta Scientiae. Vol. 16, Número 4, Edição Especial, 2014.

LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência, o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

LÉVY, P. A conexão planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Editora 34, 2001.

SANTOS, Ana Lúcia Felix dos eL AZEVEDO, Janete Maria Lins de. A pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico. Revista Brasileira de Educação. v. 14 n. 42 set./dez. 2009.

SANTOS, E. O. DOS; OKADA, A. L. P. A construção de ambientes virtuais de aprendizagem: por autorias plurais e gratuitas no ciberespaço. ANPED, GT: Educação e Comunicação/n.16. 2003.

TIJIBOY, A. V.; OTSUKA, J. L.; SANTAROSA, L. M. C. Navegando pelo mundo: ambiente de aprendizagem telemático interdisciplinar. Informática na Educação. Teoria & prática, v. 1, p. 25–42, 1998.

TEDESCO, Juan Carlos. As perspectivas da Educação na América Latina. 2013. Disponível em: http:WWW.dhnet.org.br. Acessado em junho de 2018.

Publicado
2018-12-19
Como Citar
GROENWALD, C. L. O. Reflexões sobre a importância da Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: A experiência do Programa da Universidade Luterana do Brasil. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 6, p. 18 - 37, 19 dez. 2018.