CONTRIBUIÇÕES DO OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DA ESCOLA BÁSICA

Patricia Franzoni, Ieda Maria Giongo, Marli Teresinha Quartieri, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Thuliê Nunes dos Santos

Resumo


Este artigo caracteriza-se como pesquisa qualitativa e propõe-se a analisar as implicações de ações realizadas no Observatório de Educação. O referido Programa teve como objetivo problematizar estratégias metodológicas com vistas à implementação de diferentes práticas pedagógicas e reorganização curricular da Matemática na Educação Básica. Os dados produzidos, com duas professoras, por meio de entrevistas individuais e em grupo foram analisados mediante a análise textual discursiva, surgindo quatro categorias: mudanças na prática pedagógica; a escrita no decorrer do projeto; cursos de formação continuada; a importância do grupo para diminuir a insegurança e compartilhar ideias. Por meio deste estudo, conclui-se que o trabalho em equipe contribuiu para a prática pedagógica das docentes e para o desenvolvimento de atividades inovadoras, leituras, pesquisas, registros, produção de artigos científicos e cursos de formação continuada, utilizando-se de experiências individuais para a construção de atividades com abrangência coletiva.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Formação de Professores. Observatório da Educação.


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DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i4.1893

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ISSN 2179-426X

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