RECONFIGURAÇÃO CURRICULAR EM QUÍMICA POR MEIO DE UMA SITUAÇÃO DE ESTUDO: A NEGOCIAÇÃO COLETIVA DE SABERES

Ademar Antonio Lauxen, Camila Segalin, Alana Neto Zoch, Ana Paula Härter Vaniel, Janaína Chaves Ortiz, Lairton Tres

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados da construção coletiva desenvolvida num projeto de extensão. O projeto é realizado no curso de Química licenciatura, da Universidade NOME. Neste texto, apresentam-se os resultados decorrentes da elaboração e da aplicação de uma Situação de Estudo (SE) em seis escolas de educação básica, com participação de 176 estudantes do primeiro ano do ensino médio. O tema proposto para a SE foi combustão, especialmente por sua ligação com a vivência dos estudantes. Essa SE possibilitou maior contextualização e aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem, bem como contribuiu para a formação continuada dos professores por meio da reflexão acerca da própria prática pedagógica, contribuindo, também para a formação inicial dos acadêmicos-bolsistas, integrantes do projeto e professores-formadores que puderam conhecer e refletir sobre a realidade da sala de aula e da escola.

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DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i1.1806

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ISSN 2179-426X

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