INTERPRETAÇÃO CARTOGRÁFICA ASSOCIADA A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADE DE FOMENTAR A ESCRITA E O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS

Mateus Mariani, Marli Teresinha Quartieri

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar a resolução de duas questões vinculadas a uma dissertação de Mestrado Profissional, onde foram desenvolvidas catorze atividades voltadas ao estudo de Cartografia usando a Investigação Matemática. Tais atividades foram realizadas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A coleta dos dados ocorreu por meio de observações, diários de campo, relatório dos trabalhos e filmagem da fase de discussão. Os resultados apontam a Investigação Matemática como uma metodologia de ensino que pode despertar no estudante o interesse pela busca de respostas. A partir das estratégias elaboradas, foi perceptível o progresso dos alunos na construção de seu conhecimento matemático. Além disso, percebeu-se melhoria na capacidade de escrita dos discentes.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v10i5.1715

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2179-426X

Principais Indexadores e Banco de Dados 

 4fscprrsdbplgx1korycxmt8hz22jwbgfztn2wy3tm8yqmxkqtam7cpmcsaml9ttq_400      base_sumarios-org_696      logo-oei_400      latindex_376 diadorimq_600

 

Licença Creative Commons
A REnCiMa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional