ENSINO DE CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: O QUE PENSAM DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM EXERCÍCIO

Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Fabiane Fabri

Resumo


O objetivo desse artigo é apresentar um levantamento sobre as concepções dos professores que atuam na Rede Municipal de Ensino da cidade de Ponta Grossa- Pr em relação ao Ensino de Ciências, enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e sobre Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). A abordagem metodológica foi à quantitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário composto por perguntas abertas e fechadas. Foi possível perceber que um número preocupante 80%, nunca fizeram cursos de formações continuadas na área de ciências. No que tange ao conhecimento do enfoque CTS 40% nunca ouviu falar e nem utiliza em suas aulas, a maioria 55% afirmou ter ouvido falar, ou por leitura, participação em oficinas e palestras. Todavia, destes poucos foram os que mostraram ter uma visão mais adequada do que seria o enfoque CTS. Salienta-se que esses são dados que serviram de subsídios para o desenvolvimento de uma FC na área de ciências com enfoque CTS na forma de projeto de extensão do PPGECT/UTFPR-PG em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa – Pr, a qual foi foco da pesquisa para a tese de doutorado do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

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DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i4.1705

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ISSN 2179-426X

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