Ensino de Ciências, alfabetização científica e tecnológica e enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade: o que pensam docentes dos anos iniciais do ensino fundamental em exercício

Palavras-chave: Ensino de Ciências, Ciência, Tecnologia e Sociedade, Professores dos anos iniciais, Alfabetização Científica e Tecnológica

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar um levantamento sobre as concepções dos professores que atuam na Rede Municipal de Ensino da cidade de Ponta Grossa- Pr em relação ao Ensino de Ciências, enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e sobre Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). A abordagem metodológica foi à quantitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário composto por perguntas abertas e fechadas. Foi possível perceber que um número preocupante 80%, nunca fizeram cursos de formações continuadas na área de ciências. No que tange ao conhecimento do enfoque CTS 40% nunca ouviu falar e nem utiliza em suas aulas, a maioria 55% afirmou ter ouvido falar, ou por leitura, participação em oficinas e palestras. Todavia, destes poucos foram os que mostraram ter uma visão mais adequada do que seria o enfoque CTS. Salienta-se que esses são dados que serviram de subsídios para o desenvolvimento de uma FC na área de ciências com enfoque CTS na forma de projeto de extensão do PPGECT/UTFPR-PG em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa – Pr, a qual foi foco da pesquisa para a tese de doutorado do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTARUGIO, M.H; VILLANI, A. O papel do formador no processo reflexivo de professores de Ciências. Investigações em Ensino de Ciências – V15(2), pp. 385-401, 2010.

BIZZO, Nélio. Ciências: Fácil ou difícil. São Paulo: Ed. Ática, 2ª ed. 10ª impressão, 2008.

BRITO, L.O de. Ensino de Ciências por investigação: Uma estratégia pedagógica para a promoção de Alfabetização Científica nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Dissertação. Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. 2014. 159 p.

CEREZO, J.A.L. Ciencia Tecnología y Sociedad: Bibliografía Comentada. Revista Iberoamericana de Educação. n.18, 171-176. 1998.

COSTA, J. de. M; et al. Concepções de professores sobre o ensino de ciências nas séries iniciais. II Simpósio nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. 2010.

DELIZOICOV, D. LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio. v 3,nº1,jun.2001.

DUCATTI-SILVA, K, C. A formação no curso de Pedagogia para o Ensino de Ciências nas séries iniciais. Dissertação de Mestrado.Programa de Pós Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”.Marília.São Paulo,2005.

FABRI, F. SILVEIRA; R. M. C. F; NIEZER, T. M. Ensino de Ciências nos anos iniciais e a abordagem CTS: uma experiência pedagógica na formação de professores. Espacios. Vol. 35 (Nº 6) Año 2014. Pág. 9.

tecnológicos que norteiam o cotidiano dos alunos. Dissertação de Mestrado.(2011)

GARCIA, Marta I. G.; CEREZO, José A. L.; LÓPEZ, José L. L. Ciencia, tecnología y sociedad: una introducción al estudio social de laciencia y latecnología. Madrid:Tecnos, 1996.

INFANTE-MALACHIAS, M.E, Interdisciplinaridade e resolução de problemas: algumas questões para quem forma futuros professores de ciências. In: SANTOS, C,A dos, QUADROS,A,F de. Utopia em busca de possibilidade. UNILA. 2011.

LIMA, R.de. Formação continuada e a prática docente de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas particulares de Porto Alegre. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação, PUCRS.Porto Alegre.2006.

MAUÉS, E, R da C. Ensino de Ciências e Conhecimento Pedagógico de Conteúdo: narrativas e práticas de professoras das séries iniciais. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais 2003.

OLIVEIRA, C. B; GONZAGA, A. M. Professor Pesquisador – Educação Científica: o estágio com pesquisa na formação de professores para os anos iniciais. Ciência & Educação, v. 18, n. 3, p. 689-702, 2012.

SILVA, J.A da. As possíveis contribuições do ensino de Ciências para a identidade do Ensino Fundamental II e para a tarefa de alfabetizar. Ciênc. Educ., Bauru, v. 19, n. 4, p. 811-821, 2013

SILVA, V.F; BASTOS, F. Formação de Professores de Ciências: reflexões sobre a formação continuada. Revista ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.5, n.2, p.150-188, setembro 2012.

UNESCO. Ensino de Ciências: o futuro em risco. Brasília, UNESCO, ABIPTI, 2005..

VALE, J. M. F. Educação científica e sociedade. In: NARDI, Roberto (org). Questões atuais no ensino de Ciências. 2ª ed. São Paulo: Escrituras, 2009.

Publicado
2020-07-22
Como Citar
SILVEIRA, R. M. C. F.; FABRI, F. Ensino de Ciências, alfabetização científica e tecnológica e enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade: o que pensam docentes dos anos iniciais do ensino fundamental em exercício. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 4, p. 129-148, 22 jul. 2020.
Seção
Artigos Gerais