FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE (CTS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Fabiane Fabri

Resumo


Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado sobre Formação Continuada para o Ensino de Ciências na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): contribuições para professores dos anos iniciais. Nesse estudo, apresentamos a estrutura da FC realizada como Projeto de Extensão pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Câmpus/Ponta Grossa), que foi desenvolvida com base nos pressupostos da pesquisa-ação e as contribuições desse curso para a prática pedagógica dos professores que atuam nos anos iniciais. Participaram desse estudo vinte e cinco professores (25) que atuavam nas Escolas de Tempo Integral (ETIs), da Rede Municipal de Ensino da cidade de Ponta Grossa. A abordagem metodológica foi a qualitativa, de natureza interpretativa, para análise dos dados utilizou-se da análise textual discursiva embasados nos estudos de Moraes (2003), Moraes e Galiazzi (2006) e Torres et al. (2008) Para a coleta de dados, foram utilizadas as seguintes técnicas: entrevistas, relatórios, fotos, vídeos das atividades realizadas nas formações e anotações em diário de campo. Constatou-se que a formação continuada (FC) realizada na área de Ciências foi considerada inovadora e necessária pelas participantes, pois elas não tinham, oferta de cursos nessa área, assim como realizá-la com enfoque CTS.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i4.1704

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2179-426X

Principais Indexadores e Banco de Dados 

   4fscprrsdbplgx1korycxmt8hz22jwbgfztn2wy3tm8yqmxkqtam7cpmcsaml9ttq_400      base_sumarios-org_696      logo-oei_400      latindex_376 diadorimq_600

 

Licença Creative Commons
A REnCiMa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional