Formação continuada para professores dos anos iniciais: enfoque Ciência, tecnologia, sociedade (cts) no ensino de Ciências

Palavras-chave: Ensino de Ciências nos anos iniciais, Alfabetização científica e tecnológica, Ciência, Tecnologia e Sociedade, Formação continuada de professores.

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar um levantamento sobre as concepções dos professores que atuam na Rede Municipal de Ensino da cidade de Ponta Grossa- PR em relação ao Ensino de Ciências, enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e sobre Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). A abordagem metodológica foi à quantitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário composto por perguntas abertas e fechadas. Foi possível perceber que um número preocupante 80%, nunca fizeram cursos de formações continuadas na área de ciências. No que tange ao conhecimento do enfoque CTS 40% nunca ouviu falar e nem utiliza em suas aulas, a maioria 55% afirmou ter ouvido falar, ou por leitura, participação em oficinas e palestras. Todavia, destes poucos foram os que mostraram ter uma visão mais adequada do que seria o enfoque CTS. Salienta-se que esses são dados que serviram de subsídios para o desenvolvimento de uma Formação Continuada na área de ciências com enfoque CTS na forma de projeto de extensão do PPGECT/UTFPR-PG em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa – PR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Fabri, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
.

Referências

ACEVEDO-DÍAZ, J. (2001). Cambiando la prática docente em La enseñanza de lãs ciencias a través de CTS. Boletín del Programa Ciencia, tecnología, Sociedad e Innovación. Organização de Estados Iberoamericanos.

AIKENHEAD, G. Educación Ciencia-Tecnología-Sociedad (CTS): una buena idea como quiera que se le llame. Química abril, p.114-124, 2005.

ANDRÉ.M. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010.

ALVES,F.M.C.; BURITY,C.H de F.; VELLOSO,A. Enriquecendo o ensino de ciências, utilizando modelos didáticos. Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática:Questões atuais.v.1,n.1.p.114-116. 2013.

AULER, D. Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no Contexto da Formação de Professores de Ciências. 2002. 258 f. Tese (Doutorado em Educação), Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

BAZZO, W. A; von LINSINGEN, I.; PEREIRA. L. T. do V. (Eds.). Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Cadernos de Ibero-América. Madri: OEI, 2003. BAZZO, W.A; PEREIRA, L.T.do V. CTS na educação em Engenharia. COBENGE, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. INEP. Brasil no PISA 2015. (2016).

CEREZO, J. A. L. Ciência, Tecnologia e Sociedade: o estado da arte na Europa e nos Estados Unidos. In: SANTOS, L. W. dos; ICHIKAWA, E.Y; SENDIN, P.V; CARGANO, D.

de F. Ciência, Tecnologia e Sociedade: o desafio da interação. Londrina: IAPAR, 2002.

DUCATTI-SILVA, K, C. (2005) A formação no curso de Pedagogia para o Ensino de Ciências nas séries iniciais. 220 p. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”. Marília. São Paulo.

FERNANDES, C dos S.; MARQUES, C. A. A contextualização no ensino de ciências: a voz de elaboradores de textos teóricos e metodológicos do Exame Nacional do Ensino Médio. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17(2), p. 509-527, 2012.

LUAN LÓPEZ, J. L. , CEREZO, J. A. L. Educación CTS enacción: enseñanza secundaria y universidad. In: GARCÍA, M. I. G., CEREZO, J. A. L., LÓPEZ, J. L. L. Ciencia, tecnología y sociedad: una introducción al estudio social de La ciencia y La tecnología. Madrid: Editorial Tecnos S. A. 1996.

MANASSERO, M. A.; VAZQUEZ, A. A. Instrumentos y métodos para La evaluación de lãs actitudes relacionadas com La ciencia, La tecnología y La sociedad. In:Enseñanza de lãs Ciencias, v.1, n. 20. 2001.

MARTINS, I. P.; PAIXÃO,M de F. Perspectivas atuais Ciência-Tecnologia- Sociedade no ensino e na investigação em ciência. In: SANTOS, W. P. dos; AULER, D.(orgs). CTS e Educação Científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa.UNB.2011.

MAUÉS, E. R da C.(2003) Ensino de Ciências e Conhecimento Pedagógico de Conteúdo: narrativas e práticas de professoras das séries iniciais. 125 f. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.

MORAES,R.; RAMOS,M.G. O ensino de química nos anos iniciais: Ampliando e diversificando o conhecimento de mundo. In: PAVÃO,A.C. Ciências: Ensino Fundamental. Coleção: Explorando o Ensino,v.18. 212 p. 2010.

PENICK, J.E. (1993). Instrucción en el aula desde un enfoque CTS: nuevas metas requieren nuevos métodos. En C. Palacios, D. Ansoleaga y A. Ajo, Comps. (1993): Diez años de investigación e innovación en enseñanza de las ciencias, pp. 439-458. Madrid: CIDE/MEC, Madrid

ROITMAN, I. Educação científica: quanto mais cedo, melhor. Brasília, DF: RITLA, 2007.

SCHWARTZMAN, S.; CHRISTOPHE, M. O Ensino de Ciências no Brasil. 2009.

SILVEIRA, R.M.C.F. Inovação Tecnológica na visão dos gestores e empreendedores de incubadoras de empresas de base tecnológica do Paraná (IEBT-PR): Desafios e perspectivas para a educação tecnológica. 2007. 257 f. (Tese de doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina.

TOLEDO, R,F.de.; JACOBI,O.R. Pesquisa-ação: compartilhando princípios de conhecimento e no fortalecimento comunitário para o enfrentamento de problemas. Revista: Educação & Sociedade. Campinas.v.34,n.122,p.155-173, jan-mar.2013.

TORRES, J. R.; et al. Resignificação curricular: contribuições da Investigação Temática e da Análise Textual Discursiva. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. 2008.

WAISELFISZ, J. J. O Ensino das Ciências no Brasil e no PISA. Sangari do Brasil, São Paulo: 2009.

Publicado
2020-07-22
Como Citar
SILVEIRA, R. M. C. F.; FABRI, F. Formação continuada para professores dos anos iniciais: enfoque Ciência, tecnologia, sociedade (cts) no ensino de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 4, p. 169-190, 22 jul. 2020.
Seção
Artigos Gerais