Análise do Nível de Intensidade dos Ruídos no Centro Comercial do Município de Abaetetuba-Pará

Palavras-chave: Matemática Aplicada, Logaritmos, Análise de Ruídos

Resumo

O objetivo deste trabalho foi utilizar uma fundamentação teórica referente aos logaritmos para analisar o nível de intensidade dos ruídos, presentes em lojas do centro comercial de Abaetetuba-PA. Neste contexto, foram utilizados dados fornecidos pela Secretária de Meio Ambiente do Município de Abaetetuba (SEMEIA), bem como dados oriundos de uma pesquisa de campo obtidos através de um aplicativo de celular vinculados a uma fórmula analítica dependente dos logaritmos. Dessa maneira, a investigação consiste em responder se o nível de intensidade dos ruídos pode afetar o aparelho auditivo da população que frequentam as lojas do centro comercial. Com a determinação dos valores     de intensidade do nível de ruído obtido com o aplicativo de celular e em comparação com os valores da organização Mundial da Saúde (OMS), comprovou-se que há discordâncias quanto aos valores apresentados e determinados, tornando-se numa problemática que precisa ser sanada com conscientização e ações para evitar algum tipo de agravamento no aparelho auditivo. Assim sendo, a investigação desenvolvida na pesquisa comprovou que as lojas do centro comercial do município em questão necessitam de uma fiscalização que oriente os lojistas contra a poluição sonora. Tal afirmação foi ratificada através de visualizações gráficas de maneira quantitativa no que diz respeito a constatação dos valores de intensidade nos níveis sonoros determinados na localidade em que a pesquisa aconteceu. Finalmente, foram indicadas estratégias buscando minimizar a problemática apresentada na presente pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel de Jesus dos Santos Costa, UFPA-Campus Universitario de Abaetetuba-Faculdade de Ciências Exatas e Naturais
Possui graduação em MATEMÁTICA BACHARELADO pela Universidade Federal do Pará, mestrado e doutorado em Geofísica na área de métodos sísmicos pela Universidade Federal do Pará . Atualmente é professor da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Geociências com ênfase em Geofísica Aplicada, bem como na matemática
Antônio Fernando de Sousa Nascimento, UFPA-Campus Universitario de Abaetetuba-Faculdade de Ciências Exatas e Naturais
Aluno da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais
Elivânia da Silva Machado, UFPA-Campus Universitario de Abaetetuba-Faculdade de Ciências Exatas e Naturais
Aluna da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais
Cristiane Gomes Moraes, UFPA-Campus Universitario de Abaetetuba-Faculdade de Educação no Campo-FADECAM
Bacharel em Química Industrial pela Universidade Federal do Pará (2006), Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará (2009) e Doutorado em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (2014).
Sebastião Martins Siqueira Cordeiro, UFPA-Campus Universitario de Abaetetuba-Faculdade de Ciências Exatas e Naturais
Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1996), mestrado em Matemática e Estatística pela Universidade Federal do Pará (2006) e doutorado em Doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2013). Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal do Pará, membro do corpo docente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT/ABAETETUBA (Nota 5 CAPES), Coordenador Geral do Campus de Abaetetuba. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais
Jose Francisco da Silva Costa, UFPA-Campus Universitario de Abaetetuba-Faculdade de Educação no Campo-FADECAM
Possui graduação em Licenciatura plena em Física pela Universidade Federal do Pará- UFPA (1999), mestre em Física pelo programa de pós-graduação em Física- PPGF(2010) e Doutor em Física na linha de pesquisa da matéria condensada pelo PPGF (2015). Professror Adjunto A de nível 1 no campus universitário de Abaetetuba pela Faculdade de Educação no Campo-FADECAM. Possui domínio em modelagem molecular teórico de espectroscopias DOS, Infravermelho, RAMAM, CD e UV de canabinoides da planta cannabis sativa em solventes. Atua em diferentes campos da Física teórica, bem como na teoria eletromagnética, mecânica quântica, relatividade e mecânica clássica

Referências

BOYER, Carl B. História da matemática / Carl B. Boyer, revista por Uta C. Merzbach; tradução Elza F. Gomide – 2ª ed. – São Paulo: Edgard Blucher, 1996.

ABAETETUBA, LeiOrgânicadoMunicípal& Regime Interno da Câmara. Promulgada em 23 de março de 1990, revisada em 2005. Câmara Municipal de Abaetetuba. PoderLegislativo. P. 97.

BIDERMAN, A. (1989). The Playfair Enigma: Towardunderstanding the development of the schematicrepresentation of statisticsfromoriginsto the presentday. InstitutfürDidaktik der Mathematik: Universität Bielefeld..

BRAGA. C Newton. Medidas do Ruído Ambiente (INS149) Disponivel em: http://www.newtoncbraga.com.br3556-ins149:

EVES, Howard. Introdução à história da matemática. Howard Eves; tradução: Hygino H. Domingos. – Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2004.

HOUAISS, Antônio. Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa/organizado pelo Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. – 2. ed. rev. e. aum.- Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.

IEZZI, Gelson. Matemática: Ciência e Aplicações, 1: ensino médio. Gelson Iezzi. [et al]. – 5. Ed. – São Paulo: Atual, 2010.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br.abaetetuba/para,brasil: acesso em: 17 de dezembro de 2016.

MONTEIRO, C. E. F. (1998). Interpretação de gráficos sobre economia veiculado pela mídia impressa. Dissertação de Mestrado. Pós Graduação em Psicologia da UFPE, Recife – PE.

ORGANIZATION MONDIALE DE LA SANTÉ. Critéres d’hygène de l’environnementGenève: OMS; 1980

SOUZA, Hilda Maria Montes Ribeiro de. Análise experimental dos níveis de ruído produzido por peças de mão de alta rotação em consultórios odontológicos: possibilidades de humanização do posto de trabalho do cirurgião dentista. [Doutorado] fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública; 1998. 107 p.

SOUZA, D. S. Instrumentos de gestão da poluição sonora para sustentabilidade das cidades brasil.

SAITO, F. História da Matemática e Educação Matemática: Uma proposta para atualizar o diálogoentre historiadores e educadores. IN:Actas VII CongresoIberoamericado de Educación Matemática. Montevideo: FISEM/SEMUR, 2013a.p. 3979-3987.

Publicado
2020-10-18
Como Citar
COSTA, M. DE J.; NASCIMENTO, A. F.; MACHADO, E.; MORAES, C.; CORDEIRO, S. M.; COSTA, J. F. Análise do Nível de Intensidade dos Ruídos no Centro Comercial do Município de Abaetetuba-Pará. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 6, p. 152-170, 18 out. 2020.
Seção
Artigos Gerais