O desenvolvimento das funções trigonométricas a partir de uma abordagem histórico-epistemológica

Palavras-chave: História da Matemática, Trigonometria no Triângulo Retângulo, Funções Trigonométricas, Abordagem Histórico-Epistemológica

Resumo

Este trabalho apresenta uma reconstrução histórico-epistemológica acerca das Funções Trigonométricas, com ênfase em demonstrar como se desenvolveu este conhecimento desde a antiguidade até seu estágio atual, de forma que possamos compreender o processo de construção do conhecimento e refletir sobre o mesmo. Quais povos e quais fatores levaram os antigos a desenvolverem este conhecimento, sua composição estrutural, articulação com demais conhecimentos, assim como sua funcionalidade para solucionar problemas são alguns dos fatores a serem considerados. Propõe-se, portanto, apresentar como se deu a origem do conhecimento Trigonométrico a partir dos babilônios e egípcios, ressaltar o processo de construção do conhecimento Trigonométrico, por meio de cálculos e figuras geométricas, de acordo com contribuições dos gregos, árabes e hindus, os quais proporcionaram subsídios para que, posteriormente, os europeus desenvolvessem o estudo das funções trigonométricas no ciclo trigonométrico e por meio de representações gráficas. Enfim, intenciona-se fomentar uma maior compreensão a cerca deste conhecimento matemático, a fim de proporcionar um conhecimento mais aprofundado e com significados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Marcos Alexandre. TATSCH, Karla Jaqueline Souza. Epistemologia, História e Ensino de Matemática: Reflexões sobre formação e aprendizagem significativa. Revista de Ensino de Ciências e de Matemática. Cruzeiro do Sul, v. 8, n.3, p. 78-93, 2017.

BERLINGHOFF, William P.; GOUVÊA, Fernando Q. A Matemática através dos tempos: um guia fácil e prático para professores e entusiastas. 2 ed. São Paulo: Blucher, 2012.

BOYER, Carl B. História da Matemática. Tradução Helena Castro. 3. ed. São Paulo: Blucher, 504 f., 2012.

COSTA, Nielce Meneguel Lobo da. Funções seno e cosseno: uma sequência de ensino a partir dos contextos do “mundo experimental” e do computador. 1997. 250

f. Dissertação (Ensino da Matemática) – Pontifica Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.

D’AMBROSIO, U. A História da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (Ed.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, p. 97-115, 1999.

EVES, Howard. Introdução à história da Matemática. Tradução Hygino H. Domingues.

ed. Campinas: Unicamp, 843 f., 2011.

GOMES, Severino Carlos. Elaboração e aplicação de uma sequência de atividades para o ensino de Trigonometria numa abordagem histórica. 2011. 90 f. Dissertação (Ensino de Ciências naturais e Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.

KATZ, Victor J. História da Matemática. 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.

KENNEDY, Edward. Tópicos de História da Matemática para uso em sala de aula.

São Paulo: Atual, 48 p., 1992.

KLINE, Morris. Mathematical Thought from Ancient to Modern Times. New York: Oxford University Press. 1972.

LOPES, Lidiane Schimitz; ALVES, Antônio Maurício Medeiros. A História da Matemática em sala de aula: propostas de atividades para a Educação Básica. Encontro Regional de Estudantes de Matemática Da Região Sul, p. 320-330, nov. 2014.

LOPES, Lidiane Schimitz; FERREIRA, André Luis Andrejew. Um olhar sobre a história nas aulas de matemática. Abakós, v. 2, n. 1, p. 75-88, nov. 2013.

LUCAS, Lucken Bueno. Contribuições axiológicas e epistemológicas ao ensino da teoria da evolução de Darwin. 2010. 170 f. Dissertação (Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010.

MELO, Enaldo Vieira. FIREMAN, Elton Casado. Ensino e aprendizagem de funções trigonométricas por meio do software GeoGebra aliado à modelagem matemática. Revista de Ensino de Ciências e de Matemática. Cruzeiro do Sul, v. 7, n.5, p. 12-30, 2016.

MENDES, Iran Abreu. Ensino de trigonometria através de atividades históricas. 1997. 216 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) -Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 1997.

MIGUEL, Antonio. Três estudos sobre história e educação Matemática. 1993. 361 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Departamento de Metodologia de Ensino Campinas, 1993.

MOREY, Bernardete. Geometria e Trigonometria na índia e nos Países Árabes. Coleção História da Matemática, 2003.

NASCIMENTO, Alessandra Zeman do. Uma sequência de ensino para a construção de uma tabela trigonométrica. 2005. 228 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifica Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

OLIVEIRA, Carlos André Carneiro de. Trigonometria: os radianos e as funções seno, cosseno e tangente. 2014. 77 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática -CCT – UFCG) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, 2014.

OLIVEIRA, Juliana Elvira Mendes de. A Trigonometria na Educação Básica com foco em sua evolução histórica e suas aplicações contemporâneas. 2013. 134 f.

Dissertação (Programa de Pós-Graduação do mestrado profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2013.

PEREIRA, Ana Carolina; MOREY, Bernadete Barbosa. Um ensaio sobre a história da trigonometria antes do século XV. Conexões - Ciência e tecnologia, Fortaleza, v. 9, n. 4, p. 143-152, 2015, dez. 2015.

QUINTANEIRO, Wllerson; GIRALDO, Victor; PINTO, Márcia Fusaro. De onde vem a unidade radiano e por que seu uso é necessário. In: Encontro Estadual de Educação Matemática do Rio de Janeiro (EEMAT), 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: EEMAT, p. 1-11, 2010.

SAMPAIO, Helenara Regina. Uma abordagem histórico-filosófica na Educação Matemática: contribuições ao processo de aprendizagem de trigonometria no Ensino Médio. 2008. 190 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2008.

SCOTT, J. F. A HISTORY OF MATHEMATICS: From Antiquity to the Beginning of the nineteenth century. London: Taylor & Francis LTD, 1969.

SOUZA, Thuysa Schlichting de. Um Estudo da Extensão do seno, cosseno e tangente no Triângulo Retângulo para Funções de Domínio Real. 2013. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

Publicado
2018-06-28
Como Citar
LOURENÇO, R.; NASCIMENTO, W. J.; LUCCAS, S. O desenvolvimento das funções trigonométricas a partir de uma abordagem histórico-epistemológica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 3, p. 200-217, 28 jun. 2018.
Seção
Artigos Gerais