INSERÇÃO DO TEMA EDUCAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS POR MEIO DE JORNAIS IMPRESSOS

João Paulo Cunha Menezes

Resumo


A inserção de discussões voltadas a problemas ambientais sinaliza a necessidade da contextualização desse tema, direcionando-o a novas abordagens. Afim de propiciar discussões sobre o contexto no âmbito educacional, o presente trabalho realizou mediações com estudantes do Ensino Fundamental II acerca do uso e gerenciamento dos recursos hídricos. Assim este trabalho propõe os seguintes objetivos: i) desenvolver atividade de diálogo sobre a inclusão do tema Educação em Recursos Hídricos junto a professores e estudantes dentro de uma metodologia participativa e ii) analisar as dificuldades dos alunos e professores na leitura crítica da ciência, em relação a conteúdos sobre recursos hídricos, definidos na literatura de jornais impressos. O trabalho foi do tipo qualitativo, desenvolvido com 150 alunos, em diferentes escolas públicas de Brasília. Em um primeiro momento, foi construído módulos de trabalho com diversas reportagens de jornais impressos sobre o tema. Após definição dos módulos, cada turma foi separada em 3 grupos no qual foram feitos a leitura pelos estudantes. Após a leitura os alunos produziram um texto no qual expressavam as diferentes opiniões sobre o tema. Diante das discussões sobre o tema observou-se que, os estudantes da rede de ensino básico não compreendem informações relativos a gestão de recursos hídricos e suas implicações sociais e ambientais, embora acompanhe diariamente pelos canais de comunicação impressos e digitais debates sobre o tema. O uso de jornais como forma de intervenção nas aulas de ciências permitiu aos alunos a discussão de novos conhecimentos sobre uso e gerenciamento dos recursos hídricos, conhecimentos estes que não faziam parte de seu contexto. Por consequência, este trabalho colaborou para orientar os estudantes quanto à importância de uma gestão sustentável dos recursos hídricos, ampliando o conhecimento sobre a temática, fomentando o processo de enino-aprendizagem nas aulas de Ciências.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v10i6.1604

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2179-426X

Principais Indexadores e Banco de Dados 

   4fscprrsdbplgx1korycxmt8hz22jwbgfztn2wy3tm8yqmxkqtam7cpmcsaml9ttq_400      base_sumarios-org_696      logo-oei_400      latindex_376 diadorimq_600

 

Licença Creative Commons
A REnCiMa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional