A modelagem matemática na perspectiva sociocrítica e a teoria da situação didática: identificando aproximações potencializadores da aprendizagem e do desenvolvimento do conhecimento reflexivo

  • Jonnisario Littig Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo
  • Luciano Lessa Lorenzoni Instituto Federal do Espírito Santo
  • Oscar Luiz de Teixeira Rezende Luiz de Teixeira
  • Maria Alice Veiga Ferreira de Sousa Instituto Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: Modelagem Matemática, Situação Didática, Construção do Conhecimento.

Resumo

Esse artigo, de cunho teórico, tem por objetivo refletir sobre as aproximações entre a Teoria da Situação Didática (TSD) e a Modelagem Matemática (MM) na perspectiva sociocrítica. Iniciamos embasando teoricamente a MM sob essa perspectiva e a TSD, para então, apresentarmos possíveis relações entre as etapas orientadoras de uma atividade de MM e as fases da TSD. Em seguida, discutimos as aproximações entre essas duas vertentes com foco no papel do aluno, do professor e do conhecimento em cada etapa. Construímos um esquema para evidenciar a relação dessas duas concepções bem como os papéis dos sujeitos envolvidos no processo. Entendemos que a relação entre MM e TSD pode potencializar a construção autônoma do conhecimento matemático, evidenciar a matemática do contexto social e envolver os alunos em discussões reflexivas.

Referências

ALMEIDA, L. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na educação básica. São Paulo: Contexto, 2012.

ALMOULOUD, S. A. A Teoria das Situações Didáticas. São Paulo: PUC-SP, 2004.

BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: Reunião Anual da Anped, 24., 2001, Caxambu. Anais... Rio Janeiro: ANPED, 2001.

BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática e a Perspectiva Sócio-crítica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2003, Santos.São Paulo: SBEM, 2003.

BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como? Veritati, n. 4, p. 73-80, 2004.

BATISTA, M. C; FUSINATO, P. A. A utilização da modelagem matemática como encaminhamento metodológico no ensino de física. REnCiMa, v. 6, n. 2, p. 86-96, 2015.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. Editora: contexto, São Paulo 2002.

BLUM, W. Applications and modelling in mathematics teaching and mathematics education – some important aspects of practice and of research. In: SLOYER, C; BLUM,

W. e HUNTLEY, I. (org.) - Advances and perspectives in the teaching of mathematical and applications, p. 1 - 20, 1995.

BLUM, W. ; LEIβ, D. “Filling up” – the problem of independence – preserving teacher interventions in lessons with demanding modeling tasks. In: IV EUROPEAN RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION. Sant Feliu de Guíxols, Espanha, 17 a 21 fev 2005.

BROUSSEAU, G. Fundamentos e Métodos da Didática da Matemática. In: BRUN, J. Didática das Matemáticas. Tradução de: Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. Cap. 1. p. 35-113.

BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo da teoria das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo, Ática, 2008.

FIGUEIREDO, D. F. Uma Proposta de Avaliação de Aprendizagem Significativa em Atividades de Modelagem Matemática na Sala de Aula. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, do Centro de Ciências Exatas da universidade Estadual de Maringá. 2013. 123f.

KATO, L. A., FIGUEIREDO, D. F., BRAZ, B. C., UMBEZEIRO, B. M., BARROS, M. C.Avaliação da Aprendizagem em Atividades de Modelagem Matemática. In: Encontro Nacional de Educação Matemática. 2013, Curitiba: SBEM.

POMMER, W. M. Brousseau e a ideia de Situação Didática. In: SEMA – Seminários de Ensino de Matemática. São Paulo, FEUSP, 2008.

SKOVSMOSE, O. Educação matemática crítica: a questão da democracia. São Paulo: Papirus, 2001.

VIANA, O. A; BOIAGO, C. E. P. Modelagem matemática no geogebra: uma análise a partir dos registros de representação semiótica. REnCiMa, v. 6, n. 3, p. 23-37, 2015.

Publicado
2019-03-31
Como Citar
LITTIG, J.; LORENZONI, L. L.; REZENDE, O. L. DE T.; SOUSA, M. A. V. F. DE. A modelagem matemática na perspectiva sociocrítica e a teoria da situação didática: identificando aproximações potencializadores da aprendizagem e do desenvolvimento do conhecimento reflexivo. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, p. 1-13, 31 mar. 2019.
Seção
Artigos Gerais