Investigando o conhecimento do aluno sobre os conceitos de área e perímetro de figuras planas

Palavras-chave: Área, Perímetro, Ensino de geometria

Resumo

Neste artigo, objetiva-se verificar o conhecimento do aluno sobre os conceitos de área e perímetro de figuras planas. Foram apresentados, para isso, dois questionários a respeito do assunto em questão. O primeiro deles é de familiarização com as ideias presentes em tais conceitos. Já o segundo tem como objetivo verificar a compreensão do conceito de área e de perímetro por meio da aplicação de questões envolvendo tais assuntos. Os referidos questionários foram submetidos a cento e oitenta e um alunos da Rede Pública de Ensino, sendo eles oriundos de duas Escolas Municipais e uma Estadual do Rio de Janeiro. Ao término de ambos os questionários foi realizada a socialização das respostas encontradas pelos discentes. Baseado em nosso referencial teórico, procuramos investigar, com isso, a compreensão destes conceitos por parte dos alunos. Nestas socializações, constatamos as dificuldades apresentadas por eles com relação à geometria e, em particular, com o assunto: área e perímetro de figuras planas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo dos Santos de Oliveira Braga, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Graduado em Licenciatura em Matemática pela UFRRJ, Especialista em Ensino de Matemática pela UFRJ, Especialista em Novas Tecnologias para o Ensino de Matemática pela UFF e Mestre em Matemática pela UFRJ. 
Uelton de Mendonça Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Graduado em Licenciatura em Matemática, Especialista em Ensino de Matemática pela UFRJ e Mestrando em Matemática pela UFRJ. 
Ivanildo da Silva Araújo, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Graduado em Licenciatura em Matemática e aluno de Especialização em Ensino de Matemática pela UFRJ.
Raina Fuzer Passos, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Graduada em Licenciatura em Matemática pela UFRRJ e estudante de Especialização em Ensino de Matemática pela UFRJ. 
Cecília Amorim Moreira de Azevedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Graduada em Licenciatura em Matemática e estudante de Mestrado em Matemática pela UFRJ. 

Referências

DINIZ, M. e SMOLE, K. O conceito de ângulo e o ensino de geometria, 4° Ed., CAEM – IME/USP, São Paulo, 2002.

FUCK, R. S. Análise de erros em geometria: uma investigação com alunos da educação de jovens e adultos (EJA). Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v.4, n.2, p. 16-36, 2013.

GALVÃO, M. E. E. L.; COSTA, N. M. L; PRADO, M. E. B. B. Construção de funções a partir de problemas geométricos: uma abordagem investigativa. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v.8, n.2, p.39-57, 2017.

IMENES, L.M. Áreas e Perímetros - Ideias e atividades para o trabalho em sala de aula. Revista de Ensino de Ciência nº 12, p.35-40, 1985.

QUEIROZ, J.C.S. A Geometria e o Desenho Geométrico nas Escolas do Brasil do Século XX. X Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), Salvador, 2010.

ZUIN, E.S.L. e AFONSÊCA, E.T.M. Análise de Livros Didáticos de Desenho Geométrico para o Ensino Fundamental. Relatório de pesquisa – Coordenação de pesquisa. PUC-MG, Betim, 2003.

Publicado
2020-10-18
Como Citar
BRAGA, E.; SOUZA, U.; ARAÚJO, I.; PASSOS, R.; AZEVEDO, C. Investigando o conhecimento do aluno sobre os conceitos de área e perímetro de figuras planas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 6, p. 445-461, 18 out. 2020.
Seção
Relatos de Pesquisa