A ABORDAGEM CTS E A AUTOSCOPIA TRIFÁSICA: AS REFLEXÕES DE UMA FUTURA PROFESSORA DE QUÍMICA

Géssica Mayara Otto Vacheski, Álvaro Lorencini Júnior

Resumo


O presente estudo tem como objetivo analisar as reflexões sobre a prática pedagógica de uma licencianda em Química. Utilizamos o procedimento metodológico de coleta de dados denominada de Autoscopia Trifásica, na qual acompanhamos o planejamento (fase pré-ativa) execução (fase ativa) e a avalição (fase pós ativa), por meio de registros gravados em vídeo, para posterior análise das reflexões. Os resultados obtidos nos permitem inferir que a abordagem de ensino CTS com os seus princípios de contextualização de uma problemática de demanda social ampliada com o procedimento denominado Três momentos pedagógicos auxiliou nas reflexões da licenciada, no sentido de ajustar a sua prática às demandas formativas e cognitivas dos alunos e, implicando em possíveis transformações na sua prática futura. Desse modo, a Autoscopia Trifásica integrada à abordagem CTS e aos Três momentos pedagógicos se mostrou um procedimento adequado na formação de professores reflexivos de Química durante o desenvolvimento dos Estágios Supervisionados.


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DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v9i4.1579

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ISSN 2179-426X

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