Uma análise das categorias da história e filosofia das ciências nos periódicos de ensino de ciências

Palavras-chave: História e Filosofia das Ciências, Ensino, Categorias, Área da Ciência

Resumo

A História e Filosofia da Ciência (HFC) tornou-se um assunto de grande interesse nos últimos anos, pois a interação entre HFC e o ensino ocorre de várias formas, podendo ser como propostas baseadas em diferentes tendências pedagógicas. Porém, o número de trabalhos publicados a respeito da temática HFC no Ensino de Ciências, que relatam resultados de investigações empíricas sobre trabalhos com esse tema apresentando a característica de revisão bibliográfica dividindo a HFC em categorias é inexistente na literatura. Devido à relevância do tema surgiu a necessidade de reunir e organizar os conhecimentos produzidos pelas pesquisas anteriores, percebeu-se a necessidade de fazer um levantamento bibliográfico dos trabalhos que envolvem a referida temática e dividi-las em categorias pela heterogeneidade encontrada diante das leituras, tendo como objetivo trazer um panorama de como a HFC vem sendo estudada. Analisamos um total de 107 artigos publicados entre 2012 e 2017 nas cinco revistas nacionais e uma internacional melhores avaliadas pela CAPES. Os resultados revelaram que das seis categorias que a HFC fora dividida existe um número muito expressivo (metade das categorias) de trabalhos publicados na área da física, como também ficou evidenciado uma escassez e até inexistência de trabalhos na área da Química e Biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alline de Alencar Macedo, IFCE - Instituto Federal do Ceará
Sou professora universitáia há 3 anos, leciono Física no curso de Biologia, tive uma experiência enriquecedora no Ensino Médio durante 3 anos, hoje estou fazendo mestrado em ensino de ciências e matemática pelo IFCE.

Referências

BELTRAN; SAITO; TRINDADE. História da Ciência para Formação Inicial de Professores. Ed. Livraria da Física, São Paulo, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. 3º e 4º ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN+). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o ensino médio, ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

LAKATOS, I. História da ciência e suas reconstruções racionais. In: LAKATOS, I. História da ciência e suas reconstruções racionais. Lisboa: Edições 70, 1998.

LEITE, Laurinda; SERQUEIRA, Manuel. A História da Ciência no Ensino – Aprendizagem das Ciências, 1988. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/436/1/1988,1(2),2940(ManuelSequeira%26LaurindaLeite).pdf. Acesso em: jan. 2018.

MARTINS, R. A. História e História da Ciência: encontros e desencontros. In: Actas do 1º Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência e da Técnica. Évora: Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência da Universidade de Évora, 2001.

MARTINS, R. D. A. A história das ciências e seus usos na educação. In: Silva. C. C. (Org.). Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsidios para a aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006. p. xxi-xxxiv.

MATTHEWS, M. R. Science teaching: the role of history and philosophy of science. New York: Routledge, 1994.

PRESTES, Maria Elenice B.; CALDEIRA, Ana Maria de A. Introdução. A importância da história da ciência na educação científica, 2009. Disponível em: http://www.abfhib.org/FHB/FHB-04/FHB-v04-0-Maria-Elice-Prestes-Ana-Maria-Caldeira.pdf. Acesso em dez. 2017.

PUMFREY, Stephen. History of science in the National Science Curriculum: a critical review of resources and their aims. British Journal of History of Science 24: 61-78, 1991.

Publicado
2020-10-18
Como Citar
MACEDO, A. DE; ALVES, F.; BARROSO, M. C. Uma análise das categorias da história e filosofia das ciências nos periódicos de ensino de ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 6, p. 741-760, 18 out. 2020.
Seção
Artigos Gerais