MATA CILIAR, EROSÃO E ASSOREAMENTO: CONSTRUINDO SABERES DE FORMA LÚDICA

Thayná Machado Pereira, Diogo Barros de Faria Fonseca, Matheus Benásio Ribeiro, Marcelo Nocelle de Almeida

Resumo


O meio ambiente é um recurso heterogêneo que deve ser tratado e estudado também de forma heterogênea. Os objetivos desse trabalho foram: construir uma maquete que simula a erosão e o assoreamento em corpos d’água após a retirada da mata ciliar, e construir um jogo didático para aprofundar o conhecimento acerca do tema proposto. Esse trabalho buscou envolver os participantes na discussão de questões sociais, políticas e econômicas que contribuem para a degradação/preservação ambiental. Os resultados obtidos com ambos os recursos foram satisfatórios, pois os alunos puderam observar de forma tridimensional o que as ações humanas têm provocado no ambiente, além de discutirem suas consequências e ações que podem minimizar os seus efeitos. A adequação da abordagem permite que a metodologia seja utilizada em qualquer ciclo de ensino, desde o fundamental até a formação continuada de professores.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i4.1564

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2179-426X

Principais Indexadores e Banco de Dados 

   4fscprrsdbplgx1korycxmt8hz22jwbgfztn2wy3tm8yqmxkqtam7cpmcsaml9ttq_400      base_sumarios-org_696      logo-oei_400      latindex_376 diadorimq_600

 

Licença Creative Commons
A REnCiMa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional