DINÂMICA “QUE DILATAÇÃO SOU EU?”, UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FÍSICA

Bianca Martins Santos, Victoria Cristina Morais Oliveira, Aline Mariane Alves de Amorim, Josilany Santos dos Reis

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo propor como metodologia para o ensino de física, especificamente no conteúdo de calor, a utilização da dinâmica “Que dilatação sou eu?” como recurso didático. Resultados para aplicação da metodologia proposta são apresentados. A atividade foi desenvolvida na escola pública Dr. Santiago Dantas, localizada em Rio Branco-AC, com alunos do 3º ano do Ensino Médio, como parte integradora do projeto de extensão “Ciência na escola: Experimentação e Teoria”, que reúne durante uma semana no período do contraturno, aulas diferenciadas sobre física, química e biologia, desenvolvida por graduandos de Licenciatura das respectivas áreas. Esta ação representa uma das frentes de trabalho desenvolvida por bolsista de física do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/Física) da Universidade Federal do Acre (UFAC). Os resultados mostram que os estudantes durante a aula e sobretudo na dinâmica, aprimoram o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, além de reconhecerem que a física torna-se mais atrativa com tais ações. Verificou-se ainda que o uso do recurso proposto representa uma nova estratégia de ensino com grande aceitação e participação ativa por parte dos alunos.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i3.1529

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2179-426X

Principais Indexadores e Banco de Dados 

   4fscprrsdbplgx1korycxmt8hz22jwbgfztn2wy3tm8yqmxkqtam7cpmcsaml9ttq_400      base_sumarios-org_696      logo-oei_400      latindex_376 diadorimq_600

 

Licença Creative Commons
A REnCiMa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional