A AUTENTICIDADE DA PALAVRA DA CRIANÇA COMO INDÍCIO DE INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA

  • Solange Aparecida Corrêa Universidade Cruzeiro do Sul

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar situações escolares do cotidiano atribuindo relevância sobre o  trabalho em grupo e a mediação do professor a partir de narrativas das crianças. São atividades que estão relacionadas com a matemática e ilustração de texto. A faixa etária das crianças é de 7/8anos e as aulas analisadas aconteceram numa classe de 30 alunos do 2°ano do Ensino Fundamental em uma escola privada da cidade de Campinas. A importância das interações sociais no grupo pode suscitar indícios de insubordinação criativa quando alguns alunos se posicionam a favor de seus interesses e do grupo. Essas interações tem sentido quando o professor legitima o que a criança fala sobre si, sobre o outro, sobre a escola apoiando-a a realizar uma leitura de mundo construída coletivamente. Nessa perspectiva se caracteriza a pesquisa (auto)biográfica com crianças. A postura do professor quando coloca o aluno no centro do processo educacional, desafiando-o a resolver problemas e a criar propostas para a solução, também evidencia indicativos de insubordinação criativa do professor. Para a análise desses argumentos, consideram-se como inferências teóricas que o ser humano transforma o meio para atender as suas necessidades básicas e transforma-se a si mesmo. As conclusões evidenciam que existem ações factíveis de insubordinação criativa.

Biografia do Autor

Solange Aparecida Corrêa, Universidade Cruzeiro do Sul
Mestrado Acadêmico do Ensino de Ciências na Universidade Cruzeiro do Sul.
Publicado
2017-12-21
Como Citar
CORRÊA, S. A AUTENTICIDADE DA PALAVRA DA CRIANÇA COMO INDÍCIO DE INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 4, p. 1-10, 21 dez. 2017.