EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA COM FORMAÇÃO CIDADÃ EM UMA PESQUISA QUANTI-AÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

Maria Tereza Serrano Barbosa, Steven Dutt Ross, Bruno Francisco Simões, Luciane de Souza Velasque, Alexandre Sousa da Silva, Maria Beatriz Mendes Assunção, Malvina Tuttman

Resumo


Este artigo visa contribuir com as reflexões a respeito do papel da Educação Estatística no Ensino Superior, a partir da proposição de uma metodologia utilizada em diversas disciplinas da Estatística em uma Universidade Pública. A metodologia descrita inclui uma coleta e análise de dados nos ciclos investigativos de uma Pesquisa-ação, denominada aqui de Pesquisa-quanti- ação. Os resultados obtidos a partir de duas edições, com diferença de três anos, de uma pesquisa realizada pelos estudantes das disciplinas de estatística, com o objetivo de medir o impacto e aceitação da lei de Cotas, propiciam uma instigante discussão a respeito do papel que esta área de conhecimento, transversal a quase todos os cursos, pode vir a ter na formação cidadã. Existe a necessidade de um maior desenvolvimento metodológico da Pesquisa-quanti-ação, mas o caminho parece promissor para ampliar o potencial das disciplinas de Estatística na formação crítica cidadã.


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DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v10i6.1463

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ISSN 2179-426X

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