A CONSTITUIÇÃO DE ASSOCIAÇÕES LIVRES PARA O TRABALHO COM AS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Nataly Carvalho Lopes

Resumo


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Na pesquisa que realizamos, buscamos desenvolver uma proposta de formação de professores no âmbito das associações livres, interpretadas a partir da teoria da ação comunicativa proposta por Jürgen Habermas, além de integrar a compreensão e a formulação de práticas docentes com as questões sociocientíficas. Particularmente, no grupo de professores, denominado pequeno grupo de pesquisa (PGP) que acompanhamos, o tema desenvolvido foi em relação a uma questão sociocientífica, que abordava as controvérsias do uso de agrotóxicos na agricultura local. Para fins de compreendermos e interpretarmos o processo de formação docente vivenciado, as metodologias de trabalho e de constituição de dados foram variadas, de acordo com a pesquisa participante e uma adaptação da análise de conteúdo aos referenciais teóricos discutidos ao longo do trabalho. Ao final deste processo, pudemos apontar contribuições importantes sobre as relações entre universidade e escola, o potencial de formação a partir das associações livres e a autonomia dos professores ao proporem o trabalho com as questões sociocientíficas na escola.


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DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v9i3.1422

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ISSN 2179-426X

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