VISÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA

Diane Ferreira da Silva Dapieve, Maria Aparecida Rodrigues

Resumo


Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, que teve o objetivo de investigar a compreensão de licenciandos de Química acerca da divulgação científica (DC) e do seu potencial enquanto recurso didático no ensino de Química. Para tanto, participaram da pesquisa 12 estudantes do quarto ano de um curso de química-licenciatura de uma universidade estadual do Paraná, que responderam um questionário com questões abertas e fechadas, as quais versaram sobre conhecimentos da DC e seus meios, além de experiências vivenciadas com a DC no curso de Química. Quatro estudantes deste universo de 12, também responderam uma entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram analisados de acordo com os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin. Da análise do conteúdo das respostas aos questionários e entrevistas foram estabelecidas oito categorias de análise.  No entanto, no presente artigo daremos ênfase a apenas duas dessas categorias: compreensão acerca da divulgação e estratégias e recursos didáticos, as quais apontaram que os licenciandos possuem conhecimentos relevantes sobre a DC e seus diferentes meios como recursos didáticos no ensino de Química. 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i4.1417

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2179-426X

Principais Indexadores e Banco de Dados 

   4fscprrsdbplgx1korycxmt8hz22jwbgfztn2wy3tm8yqmxkqtam7cpmcsaml9ttq_400      base_sumarios-org_696      logo-oei_400      latindex_376 diadorimq_600

 

Licença Creative Commons
A REnCiMa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional