O tratamento de água como tema potencial no ensino de Química e sua contribuição no processo de formação cidadã na educação básica

Palavras-chave: ensino de Química, CTS, Qualidade de água

Resumo

A proposta Ciência, Tecnologia e sociedade (CTS) busca orientar a inserção de temas sociais no currículo escolar. O presente trabalho apresenta o uso da proposta CTS, como objetivo, na investigação do tema “Qualidade da água” na busca por: reflexão, desenvolvimento da autonomia no exercício da cidadania, e do conhecimento técnico e científico que permeia o assunto. A avaliação da proposta ocorreu por Análise Textual Discursiva (ATD). O uso do tema propiciou contribuição no processo de formação social, conhecimento de conceitos científicos voltados para o fim estudado, assim como o conhecimento do uso de tecnologias envolvidas no processo de tratamento de água propiciando a integração do conhecimento cientifico atribuído à sociedade. A proposta possibilitou interação e o desenvolvimento dos alunos de maneira significativa, de forma dialogada e reflexiva, além do reconhecimento de valores sociais.

Referências

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Características da investigação qualitativa. In: Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Porto Editora, 1994.

CONRADO, M. A. e EL-HANI, C. Formação de cidadãos na perspectiva CTS: reflexões para o ensino de ciências. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, Anais eletrônicos, Curitiba, Paraná, 2010.

FONSECA, M. R. M. Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. 1 ed. São Paulo, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GOMES, E. C.; BATISTA, M. C.; FUSINATO, P. A. O estudo das ondas eletromagnéticas a partir do enfoque CTS: Uma possibilidade para o ensino de física para o Ensino Médio. REnCiMa, v.8, n.1, p. 109 – 125, 2017.

LOPES, C. V. A.; ALBUQUERQUE, G. S. C. Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática. Saúde em debate, Rio de Janeiro , v. 42, n. 117, p. 518-534, 2018.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, vol. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e

Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio. Revista Ciências & Educação, Bauru , v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007 .

PIRES, D. X.; CALDAS, E. D.; RECENA, M. C. P. Uso de agrotóxicos e suicídios no Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 21(2):598- 605, mar-abr, 2005.

REGALO, C. A.; NUNES, C. A. Educação, escola e sociedade no Brasil: matrizes históricas, determinações políticas e estigmas institucionais da Reforma Neoliberal (1996-2006) e de suas implicações pedagógicas e curriculares. Tese de doutorado – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2013.

SANTOS, W. L. P. e MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência – Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, p. 1-23, 2002.

SANTOS W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em Uma Perspectiva Crítica. Ciência & Ensino, v. 1, n. especial, 2007.

SANTOS, S. M., AMARAL C. L. C., MACIEL, D. M. Temas Sociocientificos (Leite) em aulas práticas de química na Educação Profissional: Uma abordagem CTS. Experiência em ensino de ciências. v. 5, n. 3, p. 115-121, 2010.

VEIGA, M. M. SILVA, D. M. VEIGA, L.B.E. FARIA, M. V. C. Análise da contaminação dos sistemas hídricos por agrotóxicos numa pequena comunidade rural do sudeste do Brasil. Cad. Saúde Publica. Rio de Janeiro, n. 22, p. 2391-2399, 2006.

VERASZTO, V. E; SILVA, D; SIMON, O. S; BRENELLI, P. R; FILHO, B. J; Mapeamento habilidades e competências mobilizadas em alunos do ensino fundamental durante a aplicação de projeto de educação tecnológica. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física, 9. 2004, Campinas. Anais eletrônicos, Campinas: Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-FE/UNICAMP, p.1-12, 2004.

VIEIRA, F. C. R. K; BAZZO, A. W. Discussões acerca do aquecimento global: uma proposta CTS para abordar esse tema controverso em sala de aula. Ciência & Ensino, v. 1, 2007.

Publicado
2020-07-22
Como Citar
CORREA, W. A.; MATOS, H. L. B. V. DE; PEREIRA, A. S. O tratamento de água como tema potencial no ensino de Química e sua contribuição no processo de formação cidadã na educação básica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 4, p. 275-292, 22 jul. 2020.
Seção
Artigos Gerais