O TRATAMENTO DE ÁGUA COMO TEMA POTENCIAL NO ENSINO DE QUÍMICA E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CIDADÃ NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Willian Ayala Correa, Hebert Lee Barbosa Veríssimo de Matos, Ademir Souza Pereira

Resumo


A proposta Ciência, Tecnologia e sociedade (CTS) busca orientar a inserção de temas sociais no currículo escolar. O presente trabalho apresenta o uso da proposta CTS, como objetivo, na investigação do tema “Qualidade da água” na busca por: reflexão, desenvolvimento da autonomia no exercício da cidadania, e do conhecimento técnico e científico que permeia o assunto. A avaliação da proposta ocorreu por Análise Textual Discursiva (ATD). O uso do tema propiciou contribuição no processo de formação social, conhecimento de conceitos científicos voltados para o fim estudado, assim como o conhecimento do uso de tecnologias envolvidas no processo de tratamento de água propiciando a integração do conhecimento cientifico atribuído à sociedade. A proposta possibilitou interação e o desenvolvimento dos alunos de maneira significativa, de forma dialogada e reflexiva, além do reconhecimento de valores sociais.


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DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i4.1414

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ISSN 2179-426X

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