REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE FUNÇÕES: UMA ANÁLISE DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Andresa Maria Justulin, Fernando Francisco Pereira, Amanda da Silva Ferreira

Resumo


Neste artigo são abordados os resultados de uma pesquisa mais ampla que buscou compreender quais as dificuldades de estudantes do Ensino Médio acerca do conteúdo de Função. Os sujeitos da pesquisa foram alunos de 3 Ano do Ensino Médio, de uma escola da rede estadual, do Paraná. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados uma prova com questões que abordavam o conteúdo de Função, seus conceitos, suas representações e aplicações. Neste trabalho, são exploradas as questões relacionadas às representações gráficas de funções.  São apresentados, também, resultados referentes às dificuldades dos alunos acerca do conceito de Função, visto que se constatou que a maior parte das dificuldades apresentadas pelos estudantes ocorre devido à falta de compreensão dos conceitos matemáticos relacionados. Sobre a representação gráfica de funções os alunos apresentaram dificuldades desde a representação correta dos pontos no plano cartesiano, na identificação do domínio para traçar o gráfico, até a compreensão da Função Constante.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v10i6.1313

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2179-426X

Principais Indexadores e Banco de Dados 

   4fscprrsdbplgx1korycxmt8hz22jwbgfztn2wy3tm8yqmxkqtam7cpmcsaml9ttq_400      base_sumarios-org_696      logo-oei_400      latindex_376 diadorimq_600

 

Licença Creative Commons
A REnCiMa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional