A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO E DO SISTEMA DECIMAL NAS ARITMÉTICAS EDITADAS PARA AS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS DO SÉCULO XX NO RIO GRANDE DO SUL

Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer

Resumo


Em 1900, o Sínodo de Missouri, hoje Igreja Evangélica Luterana do Brasil, iniciou missão nas colônias alemãs do Rio Grande do Sul, fundando congregações religiosas e escolas paroquiais. Tais escolas buscavam ensinar a língua materna, Matemática, valores culturais, sociais e, principalmente, religiosos. O artigo discute a construção do conceito de número e do sistema decimal nas aritméticas editadas pela Igreja Luterana para as escolas paroquiais luteranas gaúchas do século passado. O estudo está fundamentado no referencial da pesquisa histórica e do conceito de cultura escolar. Analisando-se as edições da Primeira Aritmética da série Ordem e Progresso e da série Concórdia e as duas edições da Segunda Aritmética da série Concórdia, observou-se a construção do conceito de número pelo método de ensino intuitivo, predominando associações com elementos do contexto dos alunos das escolas paroquiais. Na construção do sistema decimal foram utilizados materiais concretos e o quadro valor lugar.


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DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v9i1.1248

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ISSN 2179-426X

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