UMA ATIVIDADE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA ENSINO DE FÍSICA DE PARTÍCULAS A ALUNOS DE ENSINO MÉDIO

Rafael Alves Batista

Resumo


No presente trabalho descreve-se uma atividade de extensão universitária que consistiu em um mini-curso de Física de Partículas para um público composto integralmente por alunos de Ensino Médio de diversas cidades do Brasil. Como levantamento preliminar foi aplicado um questionário, a fim de identificar alguns conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema, e um levantamento posterior, visando verificar se houve alguma evolução do conhecimento destes alunos sobre o tema. Os resultados obtidos foram positivos. Os tópicos abordados foram trabalhados de forma a incluir elementos de CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), e História da Ciência, sendo alguns destes tópicos acompanhados de discussões de natureza epistemológica, zelando sempre pela correta transmissão da ideia do “fazer-Ciência” e do trabalho do cientista. A linha de trabalho adotada neste mini-curso pode ser adaptada para ser aplicada no contexto escolar.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2179-426X

Principais Indexadores e Banco de Dados 

 4fscprrsdbplgx1korycxmt8hz22jwbgfztn2wy3tm8yqmxkqtam7cpmcsaml9ttq_400      base_sumarios-org_696      logo-oei_400      latindex_376 diadorimq_600

 

Licença Creative Commons
A REnCiMa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional