A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Isabel Cristina Machado de Lara Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Resumo

Este artigo apresenta um estudo desenvolvido sobre o uso da História da Matemática como recurso pedagógico. Objetiva analisar a percepção de estudantes da Educação Básica acerca das contribuições desse recurso para aprendizagem de Matemática. Participaram como sujeitos de pesquisa quatro professores de Matemática que atuam em escolas estaduais do município de Porto Alegre, 20 licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência – PIBID e 180 estudantes da Educação Básica. Para tanto, os bolsistas elaboraram projetos e aplicaram em cada escola. Ao término do projeto os estudantes responderam um questionário, posteriormente analisado por meio da Análise Textual Discursiva. Evidencia que a utilização da História da Matemática, na percepção dos estudantes, oportuniza o conhecimento da origem e da evolução da Matemática, aprofunda o seu conhecimento, torna sua aprendizagem mais efetiva e evidencia uma relação entre diferentes disciplinas.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Machado de Lara, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
Pós-Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/ PUCRS, Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ UFRGS; Licenciada em Matemática pela UFRGS; Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática e Faculdade de Matemática da PUCRS
Publicado
2016-03-29
Como Citar
LARA, I. A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 7, n. 2, p. 1-12, 29 mar. 2016.
Seção
Artigos Gerais