Edição Especial — História da Educação Matemática

2020-11-17
As pesquisas sobre História da Educação Matemática têm crescido exponencialmente. Ressalte-se a realização do V ENAPHEM — Encontro Nacional de História da Educação Matemática, em novembro de 2020 em Natal (RN). E, internacionalmente, do V CIHEM — Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática, ocorrido em 2019 em Bogotá (Colômbia). Esses eventos vêm congregando quantidade expressiva de pesquisadores. Ademais, várias universidades têm adotado a “História da Educação Matemática” como rubrica curricular na formação de professores de Matemática. Assim, esta Edição Especial da REnCiMa permitirá divulgação, a público amplo, de resultados de pesquisa importantes sobre o tema. Para esta edição, aceitam-se resultados de estudos sobre História da Educação Matemática em diferentes níveis de ensino, história de instituições escolares, história dos saberes matemáticos em âmbito escolar e de formação de professores, dentre outras temáticas que tratem a história como forma de conhecimento na Educação Matemática. Os artigos devem ser submetidos diretamente pelo(s) autor(es) na plataforma OJS da REnCiMa, na qual estão também disponíveis as normas para elaboração dos artigos (link http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/about/submissions). No Passo 1 do processo de submissão on-line, o(s) autor(es) deve(m) escolher a seção Edição Especial — História da Educação Matemática, para que o artigo seja encaminhado ao editor convidado, respeitando-se o prazo de 1 de março a 30 de abril de 2021. Caso não haja essa identificação, o artigo passará pelo processo de avaliação regular da revista. O número especial será publicado em agosto de 2021.