POSSIBILIDADES DO USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

  • Sidney Maia Araújo UNICSUL/CEFETMG
  • Juliano Schimiguel UNICSUL

Resumo

O acentuado desenvolvimento nas tecnologias de informação e a popularização de dispositivos mobile, como smartphones e tablets, tem atraído a atenção de um público cada vez mais jovem. A presença de dispositivos tipo mobile, é comum no cotidiano dessa geração que cada vez mais conectada à internet e redes sociais. Diversos autores apontam que esses tipos de dispositivos podem ser uma importante ferramenta para os docentes em atividades de ensino aprendizagem. O uso de dispositivos mobile com objetivos educacionais específicos e definidos aparados por uma metodologia adequada a comunidade escolar, são capazes de promover e potencializar a interação aluno-professor, aluno-aluno e assim auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho é parte de uma pesquisa que se propõem a analisar as potencialidades e articulações do uso desses tipos de dispositivos em atividades de ensino e aprendizagem em ciências. Nesse artigo foi realizado um estudo qualitativo por meio de questionários sobre o perfil de usuário e a opinião dos alunos do 1º ano do ensino médio integrado a educação profissional em uma escola pública da rede federal na cidade de Belo Horizonte/MG, sobre o uso de dispositivos mobile em atividades de aprendizagem. Foram analisados 85 questionários respondidos por alunos dos cursos técnicos dessa instituição.

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Biografia do Autor

Sidney Maia Araújo, UNICSUL/CEFETMG
Aluno de Doutorado do programa Ensino de Ciências de Matematica da UNICSUL.Professor EBBT do CEFETMG
Juliano Schimiguel, UNICSUL
Professor Doutor do Programa de ensino de ciência e matemática
Publicado
2015-05-22