A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA PBL- APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO APRENDIZADO DOS ALUNOS E NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

  • Roberto Eugenio de Souza unicsul
  • Juliano Schimiguel

Resumo

Este artigo trata-se de um relato de algumas definições sobre a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas - PBL e a importância do trabalho dos professores em sala de aula com o seu uso, também relaciona a relevância de sua utilização para a formação de professores. No transcorrer deste trabalho destacamos alguns fatores que dificultam o aprendizado dos alunos da educação básica em sala de aula, entre eles o interesse, estímulo, diferenças sociais, participação da família, contexto histórico e ressalta também a importância de adicionar novas metodologias de ensino na formação de professores para melhoria de sua prática, sempre associando o trabalho com a metodologia PBL e as adequações que o professor realiza em seu dia a dia, em sua tarefa de ensino com alunos na atual situação do ensino, com o intuito de subsidiar melhoras no ensino e aprendizagem, mencionando algumas dificuldades que o aluno tem com o entendimento do currículo, durante o seu aprendizado. Ressalta também estratégias utilizadas pelo professor no trabalho do PBL com seus alunos em sala de aula, mostrando sua importância e relevância no processo de ensino aprendizagem. Este trabalho enfatiza a utilização de práticas que envolvem o estudo de situações problemas, contendo o currículo associado com a vivência do aluno, preparando-o para atividades cotidianas e também para o trabalho. Para isso utilizamos referências bibliográficas que mostram o conceito e a utilização da metodologia PBL por professores, juntamente com outras obras que tratam da prática do professor e citam outras metodologias de ensino.

Biografia do Autor

Roberto Eugenio de Souza, unicsul
Sou Prof. de Matemática e Física, estou atualmente cursando o mestrado profisional em Ensino de Ciências e Matemática.
Publicado
2015-05-20