RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES DE VÁRIAS SENTENÇAS

  • Ricardo Gonçalves Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL
  • Norma Suely Gomes Allevato

Resumo

O presente trabalho refere-se a uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, que busca analisar o ensino e aprendizagem de funções de várias sentenças através da resolução de problemas e, a partir disso, construir uma proposta de atividades que vai ao encontro dessa metodologia de ensino. Nesta pesquisa, envolvemos alunos do 2° ano do Ensino Médio de uma escola particular localizada na cidade de Ourinhos/SP. Buscando promover a aprendizagem das funções de várias sentenças com a metodologia de resolução de problemas, desenvolvemos e aplicamos uma proposta didática com base em problemas adaptados de exercícios de livros didáticos aprovados no PNLEM de 2009 até 2014 e do livro Matemática no Ensino Fundamental de Van de Walle, (2009) que aborda como tema principal a resolução de problemas em sala de aula. Essa proposta didática foi aplicada seguindo orientações que contemplam o trabalho através da resolução de problemas. A partir da aplicação da proposta, aliada as orientações de documentos oficiais e os fundamentos da metodologia de resolução de problemas, pretendemos responder a seguinte questão norteadora da pesquisa: Como se realiza a aprendizagem sobre funções de várias sentenças através da resolução de problemas? Mediante a questão da pesquisa, temos como objetivo principal analisar e verificar quais contribuições para a aprendizagem essa metodologia de ensino promove frente aos problemas envolvendo funções de várias sentenças.

Biografia do Autor

Ricardo Gonçalves, Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL
Educação Matemática
Publicado
2015-05-22