CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE A PARTIR DO ESTUDO DOS SEMICONDUTORES NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO

  • Noel Alves Silva UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
  • Tomas Noel Herrera Vasconcelos UNICSUL

Resumo

O Ensino de Química deve integrar o desenvolvimento cognitivo e a formação de um cidadão mais critico e reflexivo ante as questões sociais, tecnológicas e científicas. Nessa perspectiva a pesquisa tem como função procurar respostas quanto às contribuições para o processo de ensino e aprendizagem na área de química visando o desenvolvimento do aluno. Considerando estes aspectos, este trabalho tem como objetivo analisar o impacto de uma sequência didática relacionada à estrutura, propriedades e aplicações dos semicondutores no contexto do ensino médio com enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). A abordagem da pesquisa é qualitativa e quantitativa. Os sujeitos da pesquisa são alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual localizada na Zona Norte de São Paulo. A estratégia de ensino foi desenvolvida através de pesquisa orientada e visita técnica combinada com aula expositiva dialogada, a qual permitiu uma participação do aluno. Além da sequência didática foi aplicado como instrumento um pré-teste e será aplicado um pós-teste.  Mesmos os resultados, sendo parciais, indicam que as atividades da sequência didática, quando atreladas ao enfoque CTS, podem contribuir para uma melhor aprendizagem dos conteúdos científicos e o desenvolvimento de atitudes no educando em relação à interdependência entre ciência e tecnologia.

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Publicado
2015-05-22