A MUSICALIZAÇÃO (RITMO-SOM-CORPOREIDADE) COMO INTERVENÇÃO NEUROCOGNITIVA DE HABILIDADES MATEMÁTICAS

  • Herica Cambraia Gomes PUC/SP
  • Ana Lucia Manrique PUC/SP

Resumo

Estratégias pedagógicas utilizadas pelo educador são estímulos que reorganizam o desenvolvimento do sistema nervoso, atuando nas transformações neurobiológicas que produzem aprendizagem. A partir da relação das habilidades neurocognitivas típicas da educação matemática (contagem, seriação e complementaridade) com o processo de musicalização, foram observados avanços positivos no desenvolvimento do conceito numérico e nas funções executivas (atenção e memória). Este texto descreve primícias de investigação do doutoramento acerca da abordagem neurocognitiva de intervenção da musicalização para o ensino de matemática, tomando-se como fio condutor, a neurociência. Para esta identificação foram realizadas atividades de musicalização (ritmo-som-corporeidade) com alunos da primeira série do ensino fundamental e observado o relato da professora regente.

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Biografia do Autor

Herica Cambraia Gomes, PUC/SP
Aluno de doutorado em Educação Matemática
Ana Lucia Manrique, PUC/SP
Doutorado em Psicologia de Educação
Publicado
2015-05-20