O USO DO HAGÁQUÊ (HQ) COMO ARTICULADOR INTERDISCIPLINAR NUMA ESCOLA DE ENSINO INTEGRAL

  • Elizabeth Brandão Danhão Universidade Cruzeiro do Sul
  • Rita de Cássia Frenedozo Universidade Cruzeiro do Sul

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) de forma interdisciplinar através do Software Hagáquê (HQ). Essa pesquisa qualitativa é parte da dissertação de Mestrado e o seu desenvolvimento foi realizado através de observação em uma escola de Programa de Ensino Integral (PEI) da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP), localizada no Município de Sorocaba, interior do Estado, com alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e 04 professores. O PEI apresenta um currículo diferenciado, que possibilita a oferta de diferentes projetos. Essa pesquisa analisou um desses projetos que apresentava o objetivo de desenvolver histórias em quadrinhos com temas ambientais, utilizando o Software Hagáquê (HQ). Para essa pesquisa foram utilizadas: a revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. O processo foi avaliado em todas as etapas, através da construção de histórias, produção de desenhos artesanais, manuscritos e digitalizados, utilizando o programa HQ e de um questionário de avaliação. Com base nos resultados obtidos podemos concluir que professores e alunos apresentam dificuldades na utilização de recursos tecnológicos, necessitando de preparo, orientação e norteamento. Após analisarmos a utilização de objetos de aprendizagem através de computadores, podemos concluir que a aplicação do Hagáquê é um articulador interdisciplinar e multidisciplinar. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir para uma reflexão sobre como as ferramentas tecnológicas podem ser consideradas facilitadoras interdisciplinares auxiliadoras do processo de ensino e aprendizagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Brandão Danhão, Universidade Cruzeiro do Sul
Mestranda em Ensino em Ciências
Publicado
2015-05-21