USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE MATEMÁTICA

  • Julio Cesar Ferri Unicsul
  • Laura Marisa Carnielo Calejon UNICSUL
  • Juliano Schimiguel

Resumo

No ensino de Matemática tem-se buscado medidas no sentido de melhorar as relações entre o que se trabalha em sala de aula com o que a sociedade necessita quanto à formação das pessoas nos dias atuais, criando assim ambientes de aprendizagem em que a participação do professor seja de mediador das atividades, em que os alunos tenham liberdade para expor suas ideias e participar na construção do conhecimento: é o que se espera das novas tendências no ensino no Brasil, principalmente com o uso de tecnologias, como o computador. O estudo teve como objetivo fazer uma reflexão sobre as tendências do ensino de Matemática e examinar a importância de tecnologias em sala de aula, em especial para o ensino de Geometria com o software Geogebra, um software educacional criado por Markus Hohenwarter. Vale ressaltar que a realidade denota um cenário diferente, duas a cada dez pessoas formadas no Ensino Médio dominam a Geometria. Assim, o ensino desta disciplina torna-se um problema cada vez mais sério.  Associar o software Geogebra a Modelagem Matemática, pode-se trazer a possibilidade de ensinar Geometria mais consciente da utilização desta disciplina. Sendo assim desenvolver propostas que ajudem o aluno a ser ativo no processo de ensino e aprendizagem é um desafio às escolas hoje, novas tecnologias requerem novas habilidades para atuar, portanto a reflexão neste trabalho vai ao encontro destas questões
Publicado
2015-05-21