PARQUES CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS COMO INDUTORES DE INOVAÇÃO NO ENSINO A PARTIR DE UMA ABORDAGEM CTS

  • Adelson de Paula Silva UNICSUL
  • Juliano Schimiguel

Resumo

O presente estudo tem por objetivo verificar a existência do espaço de influência dos Parques Científicos e Tecnológicos sobre as escolas do seu entorno, a partir da geração de ações inovadoras numa perspectiva alinhada a abordagem de ensino Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Diante desta temática, instiga-se um novo olhar sobre o desafio de desenvolver o ensino com viés empreendedor, que estimula o aluno a possuir um comportamento mais investigativo, com foco em inovação. Buscou-se alinhar esta concepção à corrente CTS, que se propõe trabalhar o desenvolvimento da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), auxiliando os cidadãos a construir conhecimentos, habilidades e valores necessários para a tomada de decisões responsáveis sobre Ciência e Tecnologia na sociedade. A proposta de participação ativa dos estudantes na busca por informação, solução de problemas e tomada de decisão, dentro de um processo investigativo, cria um espaço favorável para se estimular o estudo do novo, a abertura de espaço que proporcione o interesse por conhecimentos relevantes, indicando um caminho fértil para o desenvolvimento de novos valores. Na perspectiva proposta, este estudo se apresenta como uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter exploratório, que procura denotar a importância da educação empreendedora como um ponto de estímulo a inovação no processo de ensino. Como conclusão percebeu-se que a existência de uma interação transversal proporcionada pela abordagem CTS junto à dinâmica de uma educação empreendedora, proporcionou a geração de uma proposta vigorosa, dentro do objetivo de formação de um indivíduo mais capaz em relação as suas competências e habilidades.

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Biografia do Autor

Adelson de Paula Silva, UNICSUL
Professor do CEFET-MG vinculado ao Depto de ComputaçãoMestre em TecnologiaDoutorando em ECM pela UNICSUL
Publicado
2015-05-19