UMA ANÁLISE HERMENÊUTICA DE PESQUISAS APRESENTADAS NO ICME NO PERÍODO DE 2003 A 2013 SOBRE PRÁTICAS E SABERES DOCENTES EM ATIVIDADES DE PROVAS E DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS

  • Fernanda Aparecida Ferreira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Cintia Aparecida Bento dos Santos UNICSUL

Resumo

Esta comunicação contempla parte dos dados já coletados e em fase de análise de uma pesquisa maior em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul em nível de doutoramento. O objetivo da pesquisa é apresentar, por meio de um percurso fenomenológico, um Estado da Arte, em âmbito internacional e nacional, acerca das pesquisas que discutem questões relacionadas ao ensino e aprendizagem de provas e demonstrações em Matemática. Para alcançarmos o objetivo proposto, realizamos um mapeamento de eventos da área de Educação Matemática ocorridos no período de 2003 a 2013. Nesta comunicação, elucidamos os dados provenientes de três edições do International Congress on Mathematical Education (ICME) – a saber: ICME 10, ICME 11 e ICME 12 -, considerado o maior evento internacional de Educação Matemática. Apresentamos os resultados, parcialmente obtidos a partir de uma análise hermenêutica, sobre as pesquisas mapeadas que tiveram como objetivo expor reflexões sobre provas e demonstrações em sala de aula e o papel do professor neste ambiente, levando-se em considerações seus saberes e suas escolhas didático-pedagógicas. Em nossas análises, três categorias gerais emergiram, e, a partir destas, concluímos que grande parte das pesquisas concentram-se na elaboração, aplicação e avaliação de atividades investigativas propostas aos alunos na exploração das demonstrações matemáticas. Observamos, ainda, que os resultados apresentados podem contribuir para a atividade docente em relação ao ensino das provas e demonstrações, mesmo sendo poucas as pesquisas dentro desta temática que se desenvolvem com foco na prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-05-20