MAPEAMENTO DAS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A RESPEITO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

  • Kelly Cristina Baruti Unicsul
  • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo Unicsul

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação que objetivou mapear as concepções de Ciência e Tecnologia dos alunos de Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola estadual na cidade de São Paulo. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e justifica-se na medida em que os conceitos de Ciência e Tecnologia estão presentes na vida dos estudantes e influenciam suas relações sociais e na maneira com que compreendem o mundo ao seu redor. O trabalho envolveu o uso de recursos computacionais no ambiente escolar, sendo iniciado com uma visita de reconhecimento ao laboratório de informática da escola, onde estão os recursos e infraestrutura necessários à realização da pesquisa. O desenvolvimento da mesma deu-se por meio do acesso dos alunos à página onde se encontrava publicado o questionário desenvolvido pela professora-pesquisadora. Os resultados obtidos evidenciaram uma visão ingênua e utilitarista da Ciência e da Tecnologia, possibilitando ao professor reflexões que apontaram para o planejamento de ações que viabilizem uma resignificação destes conceitos, tão presentes e necessários para que os estudantes exerçam adequadamente sua cidadania, intervindo na sociedade que integram de maneira crítica e responsável, tomando decisões atreladas a seu futuro, da sociedade e do planeta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Cristina Baruti, Unicsul
Kelly Baruti, professora de Física no Ensino Médio, mestranda do Programa de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul.
Mauro Sérgio Teixeira de Araújo, Unicsul
Doutor em Física pela Universidade de São Paulo. Leciona no Ensino Superior e é professor Titular da Universidade Cruzeiro do Sul.
Publicado
2015-05-20