A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS: DIAGNÓSTICOS E PROPOSTAS

  • Wilson Romeu PUC-SP
  • Barbara Lutaif Bianchini

Resumo

Pretende-se com esta pesquisa propor modificações no sistema didático do ensino da matemática no curso de Administração de Empresas a fim de proporcionar benefícios na qualificação e no desenvolvimento do futuro Administrador de Empresas. O conhecimento matemático se torna necessário no processo decisório, pois auxilia como a diminuição dos tempos e maior garantia, buscando rapidez nas decisões que constitui o diferencial desse profissional. No curso de Administração de Empresas é possível observar a diminuição do aproveitamento do aluno, entendendo que em grande parte é devido à dificuldade da compreensão do conteúdo matemático.  Foram analisadas pesquisas em sites das bibliotecas eletrônicas de algumas universidades, buscando trabalhos publicados relacionados com o tema, com a intenção de identificar os possíveis problemas ligados ao curso de Administração de Empresas e o ensino da matemática. O propósito é alcançar excelência nas atividades escolares, intensificando o conhecimento matemático no curso de Administração de Empresas, estimulando a capacidade cognitiva do aluno. Será utilizado como objeto de pesquisa o estudo e aplicação de funções no curso e como sujeito alunos do último ano do curso de Administração de Empresas de uma instituição particular de ensino do Estado de São Paulo. A proposta é de se utilizar à modelagem matemática através de uma seqüência didática com auxílio do Software GeoGebra, elaborada a partir de problemas reais obtidos de empresas atuantes no mercado. Pretende-se estabelecer uma relação entre aluno e conteúdo teórico, promover o pensamento crítico, construção, raciocínio e solução dos próprios problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-05-22