PLURALISMO METODOLÓGICO NO ENSINO DE ASTRONOMIA

  • Josué Antunes de Macêdo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG/Universidade Cruzeiro do Sul - Unicsul
  • Marcos Rincon Voelzke Universidade Cruzeiro do Sul

Resumo

Este trabalho discute a viabilidade de utilização de uma estratégia didática denominada pluralismo metodológico, que consiste da utilização de vários recursos metodológicos visando proporcionar uma aprendizagem significativa. É parte integrante de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo foi investigar as contribuições do uso dos recursos tradicionais, articulados com as tecnologias digitais, na construção da autonomia docente dos futuros professores de Ciências da Natureza e Matemática em relação ao ensino de temas de Astronomia. Ofereceu-se um curso de extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Januária, para trinta e dois alunos dos cursos de licenciatura em Física, Matemática e Ciências Biológicas, envolvendo temas de Astronomia, com o intuito de realizar a pesquisa e contribuir para a melhoria da formação dos futuros professores. Utilizou-se a metodologia mista, com delineamento pré-experimental, combinada com análise de conteúdo. Os resultados apontam que há índices de baixos conhecimentos prévios dos alunos em relação à Astronomia; indícios de aprendizagem significativa dos conceitos relacionados à Astronomia, e a viabilidade da utilização de recursos envolvendo as tecnologias digitais, articuladas com os materiais tradicionais no ensino de Astronomia. Esta pesquisa buscou contribuir para a formação inicial docente, sobretudo em relação ao Ensino de Astronomia, propondo novas alternativas para promover o ensino dessa área do conhecimento, alargando as opções metodológicas dos futuros docentes. 

Biografia do Autor

Josué Antunes de Macêdo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG/Universidade Cruzeiro do Sul - Unicsul
Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (SP). Mestre em em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC Minas (2009). Especialista em Matemática Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros (1999). Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (1996) e Graduado em Física pela Universidade Iguaçú (2001). Ex-professor da Universidade Estadual de Montes Claros. Ex-Diretor Acadêmico do Instituto Superior de Educação Ibituruna - ISEIB. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Matemática, Física, Educação e Gestão de IES, atuando principalmente nos seguinte temas: Ensino de Física, Ensino de Matemática, Formação de Professores, Tecnologias Aplicada à Educação e Propostas de Ensino.
Marcos Rincon Voelzke, Universidade Cruzeiro do Sul
Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Publicado
2015-05-20