ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DO CONCEITO DE ENERGIA UTILIZANDO O ENFOQUE CTSA

  • Fabricio Pimenta Neto UNICSUL
  • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo

Resumo

Este artigo discute os resultados de uma pesquisa que visa estimular a aprendizagem de aspectos do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) a partir da leitura de nove artigos selecionados e disponibilizados aos alunos. As intervenções envolveram 28 estudantes do primeiro ano do ensino médio e além do conhecimento temático específico sobre energia, tema transversal previsto no planejamento escolar, os alunos realizaram seminários e debates. Os resultados apontaram para uma aprendizagem satisfatória, tendo em vista as apresentações e os relatórios escritos analisados. Bons resultados também foram constatados na avaliação da aprendizagem anual do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE). A proposta utilizada para a aprendizagem dos alunos possibilitou a compreensão de alguns elementos típicos dos enfoques CTS e CTSA e um entendimento mais amplo acerca do conceito de energia.
Publicado
2015-05-19